4 motivos para investir em cloud computing na sua empresa em 2023

Executiva defende que tempos digitais escancararam a importância da computação em nuvem; veja os principais benefícios desse investimento

Com o avanço da transformação digital, investir em cloud computing virou fator obrigatório e crucial para as empresas do mundo todo. Popularmente conhecida como computação em nuvem, ela teve grande importância nos últimos anos, especialmente entre 2020 e 2022, quando o armazenamento físico e o trabalho presencial ficaram prejudicados com a pandemia de Covid-19. Empresas precisaram guardar seus recursos e operações na nuvem para possibilitar o acesso online remoto dos colaboradores.

A tendência veio para ficar e estudos comprovam: a Forrester Research descobriu que as empresas que usam a nuvem experimentam uma melhoria de 15% na produtividade de seus funcionários. Já a Microsoft mostrou que as empresas que adotam a nuvem experimentam um aumento médio de 6,1% na receita e 8,6% no lucro líquido em dois anos.

Os dados mostram que as empresas que investem em cloud computing podem obter benefícios significativos em termos de redução de custos, aumento da receita e lucratividade, aumento da produtividade e colaboração entre equipes, além de agilidade em seus negócios.

“A capacidade de armazenar e processar grandes quantidades de dados e a escalabilidade oferecidas pelas soluções de nuvem permitem que empresas e organizações de todos os tamanhos aproveitem os benefícios da tecnologia de inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados, por exemplo. Além disso, o uso da nuvem possibilitou aos negócios a flexibilidade para acessar seus aplicativos e dados de qualquer lugar e a qualquer momento, o que é particularmente importante à medida que as equipes trabalham de forma prioritariamente remota nos últimos tempos”, pontua Gabriella Montini, Head de estratégia multicloud da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.

Para 2023, as expectativas são ainda maiores, já que se prevê o aumento da adoção de soluções multicloud – que é a possibilidade de utilizar múltiplas nuvens públicas e privadas em vez de uma única nuvem específica –, a adoção de soluções em IA e maior uso de serviços gerenciados, como banco de dados e armazenamento.

Pensando nisso, a executiva elencou os quatro principais benefícios de se investir em cloud computing em 2023: 

1. Escalabilidade

Uma das principais vantagens da nuvem é a escalabilidade, permitindo que as organizações ajustem rapidamente seus recursos conforme suas necessidades mudam. “Isso é especialmente importante para empresas que experimentam picos de tráfego ou estão passando por mudanças rápidas, pois a nuvem permite que elas aumentem ou diminuam sua capacidade de processamento, armazenamento e outros recursos sem precisar investir em hardware e infraestrutura adicionais”, afirma Montini.

2. Redução de custos

Outro motivo para investir em nuvem é a economia de custos. Ao usar o armazenamento online, as empresas não precisam investir em hardware e infraestrutura caros, nem manter equipes dedicadas a gerenciar esses recursos. Em vez disso, elas pagam somente pelo que usam, resultando em significativas economias de custos a longo prazo.

3. Acessibilidade

A nuvem também oferece acessibilidade, permitindo que as equipes acessem aplicativos e dados de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet. Isso é especialmente importante para equipes que trabalham remotamente ou que precisam colaborar com colegas em diferentes locais. Além disso, também permite aos funcionários trabalhar de forma mais flexível, aumentando a produtividade.

“Também prevê-se que o 5G e as redes de internet de próxima geração vão fazer a cloud computing ainda mais relevante e vão estreitar ainda mais a lacuna entre o mundo físico e digital. Ao permitir cada vez mais dispositivos conectados e comunicação em tempo real, abrem-se novas possibilidades e necessidades de computação em nuvem”, comenta Gabriella. 

4. Auxílio na jornada de inovação

Através de plataformas de nuvem, os desenvolvedores podem criar e implantar novos aplicativos e serviços normalmente, com rapidez. Hoje, os provedores oferecem alta capacidade de armazenamento, poder de computação, banco de dados e análise, além da flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade da rede. Com essas tecnologias, os clientes são capazes de criar e manter aplicativos robustos, acelerando a inovação em suas empresas.

Acerca de FCamara 

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais: www.fcamara.com

Sobre a FC Nuvem

A FC Nuvem é a frente da FCamara especialista em serviços gerenciados de TI, data & analytics e multicloud, com parceiros como Microsoft e Google. Tem como foco a transformação digital absoluta através da tecnologia, dando capacidade de crescimento exponencial com escalabilidade, performance, alta disponibilidade e segurança.