A ferramenta pode interpretar dados e fornecer informações para a tomada de decisão
Um estudo do Boston Consulting Group mostra que as empresas que investem em tecnologias da Indústria 4.0 obtêm melhorias significativas em produtividade, qualidade e inovação. Assunto do momento, o ChatGPT também pode ajudar nessa transição para a digitalização por ter modelo de linguagem baseado em aprendizado. Ele é capaz de criar, processar dados e apresentá-los ao interlocutor em linguagem natural.
Quando falamos dos processos industriais, a ferramenta de fato ainda está se desenvolvendo, mas tem sido cada vez mais capaz de gerar análises detalhadas de processos e de extrair um número expressivo de informações e dados em pouco tempo, sem a necessidade de criar etapas e onerar a equipe.
A expectativa da FCamara, ecossistema de tecnologia, é que o ChatGPT gere resultados concisos que ajudarão a entender melhor os dados da companhia. A IA generativa pode ser usada para ajudar no planejamento em tempo real, relacionando os itinerários e horários dos meios de transporte, por exemplo. A ferramenta pode também levantar dados e detalhes de uma possível previsão de vendas e pode atuar na prevenção de fraudes.
O objetivo principal da inteligência artificial é ter a capacidade de entender questionamentos que podem passar despercebidos até por um olhar humano, e, justamente por isso, acabam sendo um grande diferencial quando o intuito é acelerar um processo industrial.
Ainda segundo a FCamara, o ChatGPT também pode auxiliar na resolução de problemas e no atendimento ao cliente, já que pode dar respostas precisas para potenciais dúvidas dos usuários sobre serviços e produtos.
Leia mais: ChatGPT pode ajudar empresas a alcançar a Indústria 4.0 – IPNews – Comunicação Interativa