Digital Value Creation (DVC®), desenvolvido pela multinacional brasileira FCamara, tem como propósito transformar adoção de tecnologia e inovação em geração de valor para o negócio
O crescimento acelerado das empresas, imposto pelo cenário de transformação digital, traz à tona a necessidade constante de implementar soluções personalizadas para atender às novas e complexas demandas. Mas, com o passar do tempo, as organizações começam a manter dezenas de soluções desconectadas, com sobreposições e, muitas vezes, conflitos que as tornam complexas e caras de manter.
Para resolver esses e outros obstáculos, a multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios, desenvolveu o Digital Value Creation (DVC®), seu framework proprietário. A abordagem foca em gerar valor para negócios, construindo estratégias para o futuro considerando suas atuais capacidades de operação.
Kleber Santos, VP de Business Transformation da FCamara, destaca que o framework surgiu durante as implementações de estratégias de geração de valor pré-estabelecidas de clientes. “Temos nos dedicado a produzir soluções personalizadas aos nossos clientes. Nossa expertise nos permite observar que, em muitos casos, a estratégia dos negócios e a operação acabavam ‘descolando’. Quando a estratégia não considera o contexto operacional, ela estabelece caminhos mais longos, mais caros e pouco factíveis. Por outro lado, se a operação não conhece a estratégia, acaba focando na tecnologia e na inovação em vez de endereçar resultados”, explica o executivo.
O ecossistema completo e multidisciplinar da FCamara permite uma visão 360º, o que garante maior eficiência operacional. Diante disso, a implementação da abordagem Digital Value Creation aos clientes torna-se ainda mais fundamental, já que é capaz de entender e solucionar gargalos nas mais diversas áreas da empresa. O DVC pode ser aplicado em sua totalidade ou de maneira modular integrando-se a estratégias e componentes já existentes logo no início. Esta flexibilidade representa um dos principais diferenciais em relação às consultorias tradicionais, que muitas vezes optam por descartar planos ou investimentos pré-estabelecidos em favor de novas.
“Quando as empresas nos procuravam, era para executar uma estratégia pré-estabelecida, uma solução específica. Analisamos o mercado e descobrimos que poderíamos ir além. Somos reconhecidos por oferecer soluções personalizadas que não partem do zero e por cocriar estratégias. Por isso, decidimos apostar no framework para transformar tecnologia e inovação em geração de valor para o negócio. O DVC nasceu com esse propósito”, conta o VP.
Os principais geradores de valor que o framework traz para os negócios são: aceleração das vendas, ganho de eficiência operacional, criação de novas fontes de receitas e projetos de posicionamento, fatores hoje considerados como essenciais para a geração de valor em uma organização. Como o valor de uma empresa é calculado, entre outras coisas, a partir da expectativa de futuro, aquelas que são percebidas por sua excelência ou sua cultura de inovação forte tendem a valer mais. Com um time de profissionais responsáveis atuando em diversas frentes estratégicas, fica mais fácil ter um olhar para o futuro e entender se aquilo trará diferenciação e fatores de crescimento.
El Digital Value Creation é composto por cinco estágios: o pré-gaming, fase em que é realizado um mapeamento para escolher em quais oportunidades vale a pena investir; perspective lenses, etapa que foca no problema a ser resolvido, fazendo uma verdadeira imersão a partir de múltiplas abordagens, incluindo competências técnicas e de negócios smart route, mais uma vantagem do trabalho em ecossistema, em que os profissionais avaliam se será necessário começar do zero ou não, o que pode acelerar a entrega final; lean business case, estágio que mostra o entendimento do problema, a proposta da solução e o plano econômico, viabilizando a entrega em um prazo menor, de maneira ágil e enxuta; e a execução e mensuração de resultados, fase de colocar em prática o framework a partir de métodos ágeis. Aqui, a empresa começa a medir se o que entregou para o cliente está rendendo conforme o esperado e se serão necessários ajustes.
“O Digital Value Creation acompanha todo o processo, desde a percepção da oportunidade e validação de sua viabilidade até a execução e mensuração de resultados”, reforça Kleber.
Case de sucesso
A FCamara desenvolveu um projeto com Digital Value Creation para uma rede de saúde, com foco na redução do tempo de espera nas unidades e eliminando o uso de papel. O resultado refletiu em uma economia de 75% dos custos com papel, por meio da implementação de assinatura e biometria digitais. Além disso, a automatização dos processos, trouxe uma redução de 25% do tempo de atendimento primário, com 100% do RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) para elegibilidade e uma redução de 20% do headcount de atendimento, métrica que impacta diretamente na saúde financeira, lucratividade e no poder de alcance dos objetivos da empresa. O projeto estimou, ainda, uma economia de R$ 20 milhões em papel no período de um ano, o equivalente a 66 mil árvores, contribuindo com o compromisso ambiental da empresa.
“Ou seja, com o Digital Value Creation, o cliente identificou em uma só jornada a oportunidade de melhorar a experiência do paciente, fidelizar clientes e minimizar desperdícios financeiros”, conclui Kleber.
Sobre FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção de jornadas digitais em valor para os negócios. Com mais de 16 anos de atuação, a multinacional brasileira tem operações na Europa e Reino Unido. Seu ecossistema contempla a orquestração de jornadas ponta a ponta e um conjunto de competências que permitem desenvolver iniciativas sem partir do zero, por meio de uma abordagem personalizada, flexível e centrada na cocriação das melhores estratégias de geração de valor. Com alta especialização em setores como varejo, saúde e mercado financeiro, suas soluções impulsionam a aceleração de receitas, elevam a eficiência operacional, ativam novas fontes de receita e criam projetos de impacto, contando com um núcleo de Inteligência Artificial (IA) que promove a adoção eficiente e integrada dessas tecnologias. A FCamara acumula diversos reconhecimentos importantes de mercado, evidenciando a robustez de seu ecossistema. Foi consagrada no Prêmio ISG Paragon Awards com o melhor case do ano com sua jornada de aceleração de vendas em canais digitais, é referência em interoperabilidade na saúde pelo Prêmio “Líderes da Saúde” e foi reconhecida ainda no Prêmio Banking Transformation por desenvolver o meio de pagamento mais inovador do ano em 2022. Saiba mais em www.fcamara.com.