O poder transformador dos dados e da IA: como as empresas utilizam essas ferramentas no dia a dia

Organizações se unem à tecnologia para impulsionar diversas áreas, visando não apenas eficiência e personalização, mas também novos horizontes

A utilização de dados e inteligência artificial (IA) tornou-se um catalisador para o crescimento e a inovação. Empresas em todo o mundo estão adotando estratégias robustas para aproveitar ao máximo essas ferramentas, não apenas para otimizar operações, mas também para impulsionar a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços mais personalizados.

Um dos benefícios destacados dos dados e do uso da inteligência artificial nas empresas consiste em auxiliar na visualização e criação de novas oportunidades de negócios. É imperativo que as empresas compreendam profundamente a importância de investir nesse campo para manter sua competitividade no mercado, defende Joel Backschat, CIO da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios.

“As transformações tecnológicas não apenas resultam no surgimento de novos canais de vendas, mas também ampliam o horizonte de atuação dos gestores, prometem melhorias no desempenho, na resolução ágil de problemas e no acesso rápido a informações e insights baseados em dados. Ao entender como é possível usar novos recursos, as estratégias se adaptam e seguem caminhos antes inimagináveis”, explica o executivo.
 

De acordo com o Bard, plataforma de IA Generativa do Google, o mercado global de Inteligência Artificial tem projeção de crescimento de 190 bilhões de dólares em 2024. Além disso, um estudo recente conduzido pela IBM revelou que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a inteligência artificial em alguns setores – mesmo que sua aplicabilidade varie ao longo de toda a cadeia de negócios e geração de valor.
 

No campo da saúde, por exemplo, a análise preditiva de dados alimenta diagnósticos mais precisos e personalizados, aprimorando a eficácia dos tratamentos. No setor financeiro, algoritmos avançados impulsionam a segurança e otimizam as estratégias de investimento. Já no varejo, a personalização impulsionada por IA proporciona experiências de compra mais envolventes.
 

“Cada unidade de negócio da FCamara utiliza a inteligência artificial de um jeito. Essa versatilidade gera muito valor em uma companhia, colocando-a em papel de destaque e relevância dentro do mercado de tecnologia e inovação, capacitando as parceiras para lidarem com todo tipo de aplicabilidade da ferramenta”, continua Joel.
 

Leia mais :O poder transformador dos dados e da IA: como as empresas utilizam essas ferramentas no dia a dia – Portal Information Management (docmanagement.com.br)