Organizar agendas, eliminar filas e reduzir uso de papel exigem tecnologias, já disponíveis, que melhoram processos internos
Assim como na maioria dos setores sociais, o de saúde vem enfrentando desafios relacionados à eficiência operacional. Isso engloba a gestão de processos complexos e sensíveis, demandas clínicas, bem como o gerenciamento de grandes volumes de informações. Esses elementos desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade e na satisfação dos pacientes, enquanto hospitais e instituições se dedicam incansavelmente a otimizar o tempo de serviço e aprimorar a experiência nas unidades de saúde.
Dentro deste contexto complexo de desafios, há diversas situações que exigem abordagens estratégicas sólidas, apoiadas por uma gestão experiente e aproveitando plenamente o suporte das tecnologias disponíveis.
Algumas empresas estão dedicando esforços para desenvolver estratégias visando aprimorar seus processos. Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde da FCamara, um ecossistema de tecnologia e inovação que impulsiona o futuro dos negócios, enfatiza que o principal objetivo é melhorar a experiência dos pacientes. Isso inclui a eliminação de filas de espera, a facilitação do acesso às informações médicas e a redução da dependência de documentos em papel. Ele observa: “Recentemente, uma empresa nos procurou para discutir os desafios que enfrentava e a necessidade de modernizar seus processos. Nesse contexto, aplicamos nossa abordagem estratégica conhecida como Digital Value Creation para identificar oportunidades de otimização, reduzir desperdícios e diagnosticar possíveis obstáculos ao crescimento.”