Motivos para instituições financeiras, empresas e clientes aderirem ao open finance

Compartilhamento de dados é extremamente relevante para o futuro das operações financeiras online, com benefícios para todos os envolvidos

Com a implementação do Open Finance, empresas e clientes passaram a desfrutar de uma gama ampliada de vantagens na movimentação de dinheiro. Usuários consentiram em fornecer seus dados a companhias de diversos setores, como fintechs, seguradoras e varejistas, que se tornaram capazes de oferecer uma série de novos serviços integrados, produtos personalizados e benefícios.

Uma pesquisa da Open Finance Brasil, encomendada pela TecBan, mostrou que os brasileiros estão menos preocupados em compartilhar seus dados bancários. Segundo o levantamento, em 2021, 45,8% das pessoas tinham essa preocupação; no entanto, três anos depois, esse número caiu para 34%.

Diante dessa realidade, Roberto Monfort, diretor da vertical de Mercado Financeiro da multinacional brasileira FCamara, destaca a relevância do sistema e reforça a importância de as companhias investirem no recurso. “A rápida regulamentação já está gerando novas soluções, e outras mais devem surgir conforme o avanço do modelo nos próximos meses. Destaco que, apesar dos números, a população ainda possui ressalvas, mas é importante reforçar que o sistema traz diversas vantagens para instituições, empresas e consumidores”, conta.

Leia mais: Motivos para instituições financeiras, empresas e clientes aderirem ao open finance — Universo do Seguro