Skip to content

Balanço da Black Friday 2022: vendas no e-commerce crescem 21,1%

O balanço da Black Friday 2022 mostrou que as vendas do varejo cresceram 6,9% e os brasileiros preferiram comprar online do que presencial. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, o e-commerce registrou alta de 21,1%. Enquanto isso, o faturamento no varejo físico aumentou 5,4%.

Antes de mais nada, a categoria que mais se destacou foi drogarias e farmácias (25,9%). Em seguida, turismo e transporte (25,1%), cosméticos e higiene pessoal (22,2%) e alimentação (+18,6).

Além disso, o mesmo levantamento apontou uma leve queda (-3,6%) no setor de móveis, eletro e departamento. Porém, um dos motivos para isso pode estar associado aos fenômenos Black November e Black Week, já mencionados aqui no blog, que antecipam as promoções aos clientes.

Nesse sentido, com a antecipação das ofertas, muitos consumidores provavelmente compraram televisores para acompanhar os jogos da Copa do Mundo antes do dia propriamente dito da Black Friday.

Outra razão para o balanço da Black Friday não ter superado as expectativas do mercado foi os problemas de lentidão nos sites. Para se ter ideia, essas instabilidades custaram R$ 48,4 milhões às lojas virtuais, de acordo com a Sofist. Esse número, inclusive, foi 34% maior do que o registrado em 2021.

Já quando o assunto é meio de pagamento no e-commerce, o cartão de crédito (54,2%), e-wallet, cashback e débito (16,3%) e o Pix (15,7%) foram os preferidos do público, segundo a Neotrust.

Nos Estados Unidos, o balanço da Black Friday gerou 9 bilhões de dólares

Nos Estados Unidos, de acordo com a Adobe, o faturamento bateu recorde de 9 bilhões de dólares, apesar do cenário econômico frágil e da inflação. Logo, o número expressivo no volume monetário movimentado também pode estar associado ao fato de vários itens estarem mais caros.

Seja como for, é inegável o quão importante o período é para o varejo mundial. Afinal, a Black Friday ajuda o varejista a liquidar o estoque para o Natal, atrair novos públicos e estreitar o relacionamento com os clientes.

Sendo assim, agora é hora de focar no pós-venda e aproveitar os novos consumidores que chegaram para planejar ações para mantê-los satisfeitos após as compras.

 

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar