Skip to content

Como a mídia paga gera benefícios para o e-commerce na Black Friday

Mídia paga é uma estratégia inteligente que pode aumentar o tráfego do e-commerce e impactar a rentabilidade da marca na Black Friday. Mesmo com várias maneiras de fazer publicidade na internet, essa estratégia ajuda a gerar benefícios para os varejistas que investem nela.

Em primeiro lugar, a mídia paga abre oportunidade para os consumidores conhecerem uma empresa. Dessa forma, um e-commerce consegue atrair mais acessos e conquistar novos públicos. Do mesmo modo, a mídia paga possibilita melhorar a taxa de recompra e fidelizar clientes. Na prática, a marca cria um anúncio ou campanha. Em seguida, paga para que algum tipo de veículo divulgue esse conteúdo aos usuários. Sabe os anúncios no Facebook e as chamadas em vídeos no Youtube? Esses são alguns exemplos de mídia paga online.

Sobretudo em datas sazonais importantes, como a Black Friday, essa estratégia é eficaz para chamar a atenção dos consumidores para as ofertas. Entretanto, é necessário saber explorar as mídias para ter uma boa visibilidade. Ao mesmo tempo em que os compradores esperam promoções exclusivas na Black Friday, as marcas almejam espaço para divulgar as ofertas. Assim, os investimentos em mídias pagas aumentam consideravelmente no período. Isso porque grandes lojas virtuais investem bastante dinheiro em anúncios. Como resultado, a concorrência fica acirrada.

Então, como investir nessas mídias e se destacar no mercado? Neste novo conteúdo da série “Esquenta Black Friday FCamara”, você vai descobrir.

https://www.youtube.com/watch?v=OT5Q58mUvSA

Brasileiros investiram R$ 30,2 bilhões em mídia paga em 2021

Atualmente, o investimento em mídias digitais não para de crescer. Segundo um estudo do IAB e da Kantar Ibope Media, foram investidos R$ 30,2 bilhões em publicidade digital em 2021. Inclusive, esse número representou um aumento de 27% em relação a 2020. 

Do mesmo modo, a quantidade de anunciantes digitais cresceu 30%. Como resultado, o preço para anunciar também. Assim, quanto mais anúncios dividem espaço em um mesmo feed, mais empresas precisam disputar a atenção do público. Portanto, com a concorrência alta, atrair tráfego para o e-commerce ficou mais caro. Isso porque o custo de aquisição de clientes é cada vez maior.

Ou seja, enquanto existir alta demanda de anúncios, haverá players dispostos a pagar para aparecer na frente. Logo, as empresas precisam de mais esforço financeiro para alcançar ganhos similares aos obtidos no passado. 

Dicas para colocar em prática e atrair mais clientes para o e-commerce

Contudo, a boa notícia é que os varejistas podem contornar esses desafios. Primeiramente, com criatividade e ações certas, existe oportunidade para todos. Nesse sentido, uma dica é pensar na aquisição e na fidelização dos clientes como uma estratégia holística. Ou seja, combinando táticas e canais variados. 

Além disso, a mídia paga deve ter participação em toda a jornada do consumidor. Hoje, as empresas direcionam a maioria dos investimentos para as campanhas de fundo de funil. Como resultado, geram um fundo de funil escasso e campanhas mais caras. Outra sugestão é criar anúncios personalizados para a Black Friday. Por exemplo, que tal divulgar ofertas exclusivas e descontos atrativos? Assim, é possível atrair potenciais clientes para a loja virtual.

Quais ferramentas podem ajudar a aumentar o tráfego?

Agora que você entendeu a importância da mídia paga, vamos elencar três soluções da Nação Digital, empresa do Grupo FCamara, para os varejistas que querem fazer a operação crescer e atingir sucesso. Confira!

#1 Performance Full Funnel 

Com o Performance Full Funnel, o varejista pode planejar, executar e otimizar as campanhas de mídia. Dessa forma, ele consegue construir audiências qualificadas e aumentar o retorno de investimentos (ROI).

#2 Lead Generation 

Por outro lado, o Lead Generation cria estratégias para captar informações relevantes dos potenciais clientes. Aqui, o foco é gerar valor antes de pedir valor. 

Então, para gerar leads qualificados e engajados, é preciso criar conteúdos relevantes para o público-alvo. Assim, é possível usar esses materiais como moeda de troca para captar informações e ativá-las em outras campanhas.

#3 CRM

Por fim, o CRM segmenta, ativa e realiza análises avançadas de base. Para isso, ferramentas de marketing, como Salesforce Marketing Cloud e RD Station, ajudam a segmentar os clientes com base nos comportamentos de compra e navegação.

Além disso, o CRM possibilita realizar análises avançadas que permitem criar modelos preditivos. Por exemplo, o varejista consegue identificar quem é o público mais propenso a comprar. Ou seja, com o CRM ele pode identificar oportunidades de negócio e alavancar resultados. 

Em síntese, a junção dessas soluções diminui os custos de aquisição de clientes para as empresas. Do mesmo modo, aumenta a conversão de leads em clientes e de clientes em fã. Assim, é possível aproveitar as oportunidades que vão surgir na Black Friday e explorar as mídias para ter a visibilidade desejada.

Leia também:

Black Friday 2022: dicas para preparar o e-commerce para a data

Alto tráfego na Black Friday 2022: como organizar o e-commerce

Marketplace: por que é vantajoso para o varejo na Black Friday 2022? 

Soluções omnichannel crescem na Black Friday e ajudam a vender mais

Novos hábitos de consumo e boa experiência impactam na Black Friday

Iniciador de pagamentos pode aumentar as vendas na Black Friday

A Copa do Mundo vai impulsionar as vendas na Black Friday?

 

 

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar