Skip to content
imagem laranja com elementos que remetem à tecnologia, como nuvem e gráficos. ao lado, há o texto: por que o open finance tende a ser bem aderido no brasil?

Por que o Open Finance tende a ser bem aderido no Brasil?

O Open Finance tem tudo para ser bem aderido no Brasil. Isso porque é um sistema financeiro aberto de compartilhamento de dados, a partir do consentimento do consumidor, que deixa as operações financeiras mais eficientes. 

Como o conceito é justamente colocar o foco no cliente, o Open Finance garante mais autonomia para os brasileiros gerenciarem suas finanças. Logo, por meio do sistema é possível compartilhar voluntariamente informações de pessoas jurídicas ou físicas entre bancos e instituições financeiras.

Além disso, a partir dos dados compartilhados com o banco, os clientes podem ter mais personalização de serviços, menores taxas, entre outras vantagens. 

Atualmente, o sistema já conta com mais de 800 instituições participantes. Segundo dados do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foram registrados mais de 7,5 milhões de consentimentos de clientes desde agosto de 2021, quando começou a fase 2 da iniciativa.

Portanto, o Open Finance não deve ser visto como uma despesa para as instituições financeiras, mas, sim, como uma oportunidade e uma iniciativa promissora. A seguir, listamos os principais motivos que devem estimular a adesão dos brasileiros ao sistema. Confira!

3 motivos que devem estimular a adesão dos brasileiros ao Open Finance 

#1 Maior aprovação de crédito para os clientes

O Open Finance promete entregar aos consumidores produtos financeiros mais competitivos. Isso significa que os brasileiros poderão encontrar dados sobre as melhores tarifas para contratação de crédito. 

Como as instituições financeiras terão mais informações para fazer análises de potenciais devedores, a concorrência deverá crescer. E, dessa forma, a tendência é aumentar também o volume de crédito disponível. 

#2 Os consumidores terão experiências mais fluídas e otimizadas

Ao passo que as entidades financeiras tiverem melhoria na qualidade dos dados, elas conseguirão identificar como estimular o engajamento dos usuários que usam o sistema. 

Um gerente de banco, por exemplo, terá acesso rápido aos dados do cliente e poderá fazer um atendimento mais personalizado e assertivo. Além disso, o consumidor não precisará esperar horas na fila do banco para obter bons serviços financeiros. Assim, as instituições poderão proporcionar experiências mais fluidas e otimizadas.

#3 O Open Finance é um sistema seguro e protegido 

Por último, o Open Finance garante a segurança de dados. Como o processo ocorre totalmente online, o usuário compartilha as informações que deseja com os bancos por meio dos canais oficiais. 

Esse compartilhamento de dados, inclusive, ocorre por uma padronização de linguagem de APIs, que é criptografada. Isso evita, em outras palavras, que os dados sejam roubados e fraudados. Portanto, o Open Finance possibilita que o cliente fique bem assistido com uma proteção 360°. 

Se você tem um negócio, que tal se integrar rapidamente e explorar o potencial da inteligência e estratégia de dados do Open Finance? A FCamara pode te ajudar nessa jornada. Clique aqui e saiba mais. 

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar