Uma das datas mais esperadas pelo comércio digital conta agora com a ferramenta de inteligência artificial para personalizar experiências e atrair clientes.
O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelos varejistas e consumidores. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que a expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar aproximadamente R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Nos últimos meses, muito tem se falado sobre o ChatGPT, ferramenta que funciona respondendo tanto perguntas simples como mais complexas, só que de maneira mais completa e com formato literalmente humanizado. A ferramenta de inteligência artificial aflorou o debate sobre a evolução dessa tecnologia e seus impactos nos mais diversos segmentos, sendo um deles o e-commerce. Portanto, em datas comemorativas que geram grande acesso e demanda nas redes e no comércio digital, pode-se dizer que a IA vai ter grande utilidade para os comerciantes e consumidores, podendo ser o diferencial que vai dar um impulso extra nas vendas do Dia das Mães, proporcionando também experiências ainda mais personalizadas no que diz respeito à comunicação.
“Há anos, acompanhamos a evolução das inteligências artificiais (IA) e, atualmente, é possível ver seu potencial indiscutível por meio do ChatGPT, que tem mudado a forma como as pessoas se comunicam, aprendem e produzem. No futuro, a inteligência artificial pode alcançar novos e diferentes rumos, mas atualmente, o ChatGPT é o mais próximo disso, sendo possível usá-lo ao nosso favor de modos distintos”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce na FCamara | Technology and Innovation Ecosystem, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.