Inovação Corporativa sem tabus: os mitos que limitam a transformação

VP da FCamara fala as verdades por trás dos mitos que cercam a inovação corporativa e como superá-los para impulsionar o progresso nas empresas

No cenário dinâmico e acelerado da atualidade, a inovação é a força motriz para o progresso em todos os setores, além de ser prioridade inegável para a maioria das empresas no Brasil. No entanto, à medida que a tecnologia avança rapidamente, muitos mitos e concepções equivocadas cercam o conceito de inovação, gerando dúvidas e receios que podem frear seu potencial transformador.

Quanto mais esclarecidas estiverem as dúvidas, melhor para o mercado como um todo, já que ela chegou para ficar. A partir do estudo Most Innovative Companies 2023: Reaching New Heights in Uncertain Times, feito pelo Boston Consulting Group (BCG), 79% das companhias incluem a inovação na lista das metas empresariais. Já a International Data Corporation prevê que, até 2026, cerca de 75% das principais companhias terão estabelecido programas e investimentos de inovação digital.

Os dados revelam um amadurecimento significativo no entendimento do papel da inovação na busca pela competitividade e pela sustentabilidade. Pensando no longo prazo, é uma questão de sobrevivência das instituições. “As empresas que não inovam correm o risco de perder relevância. Inovar é uma forma de garantir que estamos prontos para as problemáticas do presente e do futuro, dando impulso para o crescimento”, afirma Orlando Ovigli, vice-presidente de Digital Solutions da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que impulsiona o futuro dos negócios.

Leia mais: Inovação Corporativa sem tabus: os mitos que limitam a transformação | Jornal Empresas & Negócios (jornalempresasenegocios.com.br)