Expansão do mercado B2B para marketplaces é aposta para maior lucratividade e alcance de público em 2023

Segmento também proporciona melhoria na jornada do cliente 

Na constante crescente da transformação digital, o mercado de marketplace ganha cada vez mais destaque quando o objetivo é lucrar e atingir grandes públicos. Indústrias e distribuidoras estão de olho nessa tendência para otimizar e escalar sua performance no e-commerce, tornando as experiências mais satisfatórias. Segundo um relatório da empresa Salesforce, 33% dos comerciantes B2B afirmaram que lançar um marketplace próprio é uma prioridade para os próximos dois anos. 

Em vez de uma loja virtual própria, o marketplace reúne diversas marcas, lojistas e produtos em um único site, o que pode melhorar os indicadores de desempenho do e-commerce. Alguns exemplos são Mercado Livre, Magalu, Americanas e Amazon. “O modelo de marketplace B2B tem como objetivo otimizar e escalar a performance no e-commerce, garantindo uma visão com gestão centralizada e estratégica do negócio, com diversificação de produtos oferecidos ao agregar diversos sellers à plataforma”, pontua Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa da FCamara | Technology and Innovation Ecosystem especializada em transformar e-commerces em marketplaces escaláveis.

O marketplace atua como solução que atende às necessidades dos negócios de ponta a ponta, trazendo a conveniência para o cliente e a escalabilidade para os sellers. Apesar de oferecer desafios, traz inúmeras vantagens: melhor resultado final, maior número de vendas e produtos, expansão de alcance e visibilidade e elevação do ticket médio. A Omnik é o único player do mercado com uma solução pronta para marketplaces B2C, D2C e B2B. “O business to business é um mercado em ascensão, no qual estamos cada vez mais inseridos e temos equipe altamente especializada se dedicando para desenvolver ainda mais nossa solução com funcionalidades e personalizações de grande valor para essa frente. Nos próximos dois anos, juntando B2C, D2C e B2B, projetamos um crescimento de 300%”, afirma o executivo. 

Os fornecedores, no entanto, devem ficar atentos ao timing e se preparar o quanto antes. Um estudo da consultoria Grand View Research prevê crescimento do B2B em quase ⅕ até o fim da década, o que pode trazer alta demanda para o e-commerce. O segmento movimentou aproximadamente US$ 7 bilhões apenas no ano de 2021, no mundo todo.

Destaque entre concorrentes e superar desafios

Para expandir o mercado B2B nos marketplaces, é preciso se destacar entre os concorrentes. Atualmente, 84% dos lojistas brasileiros possuem canais ativos em grandes sites de vendas, de acordo com o último relatório Webshoppers. Com isso, vale reforçar a importância de manter o relacionamento com o cliente de forma atenciosa, já que ele não estará em um ambiente exclusivo da sua marca. O uso de uma boa plataforma de CRM (sigla em inglês para customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente) também pode ajudar a entender o perfil do consumidor e como tem sido a experiência de compra dos seus produtos. 

“Quanto mais ágil e eficaz for a experiência do cliente, mais destaque o marketplace pode ganhar. Independente de estar buscando mercadoria para revenda ou insumos para o próprio negócio, fabricantes, distribuidores e atacadistas têm mais facilidade para fazer cotações e fechar uma compra de vários produtos no mesmo lugar. Há, ainda, redução de custos e de tempo, acelerando os processos de negociações, que consequentemente tornam-se mais assertivos e vantajosos, já que o portfólio de produtos e fornecedores é maior e propício a mais oportunidades”, finaliza Matheus.

About FCamara 

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais: www.fcamara.com

Sobre a OmniK

A empresa foi adquirida em 2020 pelo Grupo FCamara e permite que uma empresa possa criar seu próprio marketplace ao fornecer recursos para todo o ciclo de gestão, operação e transação de um Marketplace, seja ele B2C ou B2B. A Omnik atende indústria e lojistas players de e-commerce em mais de 15 segmentos de mercado. Entre seus clientes estão Marisa, Amaro, Pague Menos, Panvel, AMPM, Vila Nova, Gimba, entre outros protagonistas em seus segmentos. Saiba mais: https://omnik.com.br/