Serviços agregados implementados pelo sistema financeiro têm chamado atenção dos clientes e ganho mais adesão da população
O open finance vem ganhando cada vez mais adesão dos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo instituto Ipsos a pedido da TecBan, a parcela de brasileiros que considera serviços de open finance relevantes saltou de 58% para 69% entre 2019 e 2023, enquanto os que se dizem motivados a adesão foram de 54% para 67% no mesmo período. À medida que o sistema financeiro cresce e se populariza, aumenta também a oferta de serviços e de competição, além de melhorar o ambiente para colaboração entre as instituições.
Com foco no compartilhamento de dados bancários de usuários, uma das principais premissas do sistema é unificar as informações dos clientes, ajudando as empresas a oferecerem serviços personalizados e transformando o consumidor em protagonista. Algumas tendências vêm se destacando e caindo no gosto do brasileiro, como as interações via whatsapp e o iniciador de pagamentos, que simplifica as operações via Pix.
“Conhecendo melhor o funcionamento e confiando nas instituições, os clientes vêm aumentado seu nível de exigência, especialmente porque ficaram aptos a experimentar novos serviços de diferentes instituições e utilizar novas plataformas antes de escolher aquela que atende melhor às suas necessidades”, comenta Roberto Monfort, diretor da vertical de mercado financeiro da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.