Sobre o que estamos falando? Gestão de e-commerce: o que é, para que serve, erros…
5G: conheça os benefícios para o e-commerce brasileiro
O 5G é a quinta geração da internet móvel e está liberada no Brasil. Atualmente, a tecnologia já está presente em várias capitais do país. A princípio, o 5G deve aprimorar a experiência dos clientes no e-commerce.
Além disso, a adoção do 5G promete possibilitar uma revolução tecnológica. Principalmente para aplicações que demandam alta velocidade e menor tempo de resposta. Inclusive, o e-commerce conseguirá utilizar essa tecnologia para oferecer mais interatividade aos clientes.
De acordo com o Head de E-commerce do Grupo FCamara, Eric Vieira, o e-commerce poderá oferecer uma nova dinâmica para os envolvidos. “O consumidor terá uma experiência mais fluida, ágil e sem problemas na navegação. Por outro lado, os lojistas terão mais recursos para fidelizar clientes e aumentar a taxa de conversão”, disse.
Portanto, a expectativa é que o 5G beneficie tanto consumidores quanto lojistas. Segundo um estudo da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da Deloitte, a nova rede móvel de internet deve beneficiar os setores da economia nacional em até R$ 590 bilhões por ano.
3 grandes vantagens do 5G para o e-commerce
A seguir, confira as principais vantagens do 5G para o e-commerce.
#1 Melhor performance das lojas virtuais
Em primeiro lugar, navegação, cliques, imagens e outros recursos de sites funcionarão com uma qualidade maior e um carregamento mais rápido. Por exemplo, o download de um filme, que no 4G leva em média 2 minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos.
Inclusive, a chamada latência, que é a capacidade de resposta da rede a uma solicitação, também será mais baixa. Portanto, esses fatores devem contribuir para uma melhor experiência nas lojas virtuais.
#2 Mais praticidade e rapidez na finalização da compra
Atualmente, várias lojas virtuais enfrentam problemas com integrações e instabilidades que desestimulam o consumidor. Agora, com o 5G, o usuário não terá possíveis transtornos.
Logo, ele poderá efetuar o pagamento de forma mais rápida, evitando o abandono do carrinho. Isso porque a tecnologia agilizará as etapas de compra no e-commerce. Além disso, o 5G criará conexões mais estáveis e transações mais seguras.
#3 Internet das coisas (IoT) deve evoluir com o 5G
O aumento de banda proporcionado pelo 5G é tão significativo que permitirá experiências sensoriais inéditas. Com a realidade aumentada e o metaverso, os usuários poderão ter novas vivências no ambiente digital. Por exemplo, será possível experimentar roupas e calçados nas lojas virtuais, bem como interagir com avatares em tempo real. Além disso, o 5G possibilitará a evolução da internet das coisas (IoT).
Inclusive, a IoT permitirá conectar vários equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo. No e-commerce, o consumidor poderá se conectar de uma TV para o site. Ou seja, ele terá uma experiência muito mais otimizada.
Conclusão
Em síntese, o 5G deverá revolucionar o varejo digital e agilizar os processos de compra online. Agora, o e-commerce poderá oferecer uma nova dinâmica para o consumidor. Como resultado, o e-commerce terá mais recursos para fidelizar clientes e aumentar a taxa de conversão.
Quando falamos de fatores como velocidade, estabilidade e integração do físico com o digital, o Grupo FCamara tem uma experiência adiantada nesses assuntos. Além disso, a empresa oferece soluções para atender negócios B2B ou B2C em todas as etapas do comércio digital. Para saber mais, é só clicar aqui.
Comments (0)