Sobre o que estamos falando? Marketplace é um canal de vendas que pode se tornar…
As vantagens de integrar o e-commerce a uma plataforma de marketplace
Se o seu e-commerce está indo bem, talvez você já esteja pensando no próximo passo, provavelmente em uma expansão. Para isso, existem diferentes caminhos: investir em propaganda e marketing para gerar ainda mais demanda, aumentar a eficiência logística com um centro de distribuição maior, ou dar uma guinada no modelo de negócios e investir na integração com uma plataforma de marketplace.
Se por um lado, no e-commerce tradicional, as marcas têm a vantagem de consolidarem seu posicionamento de mercado, criarem uma estratégia focada totalmente no seu branding e venderem para clientes que a conhecem. Por outro, marketplaces têm a vantagem de trazer mais pessoas para conhecerem a sua marca, além de poder levar as vendas e a própria empresa ao patamar dos negócios exponenciais.
É uma filosofia parecida com a de franquias: uma marca forte empresta a empresas menores a sua confiabilidade, seu posicionamento de marca, sua estrutura digital em troca de uma porcentagem sobre as vendas.
Você já ouviu que “a união faz a força”, certo? No modelo de marketplace, essa máxima não poderia ser mais verdadeira, já que a união de milhares de lojas tem o potencial de expandir as possibilidades de vendas em milhares de vezes.
Com essa força de escala, vem também o aumento de faturamento. De acordo com a 42ª edição do relatório Webshoppers publicado pela Ebit | Nielsen, varejistas que são marketplace tiveram participação de 78% no faturamento total do e-commerce no primeiro semestre de 2020, movimentando R$ 30 bilhões, contra apenas 22% que vendem somente os próprios produtos. E ainda há potencial para crescimento com a entrada de novos consumidores que não tinham o hábito das compras on-line antes da pandemia.
A descentralização das vendas ainda possibilita que a plataforma de marketplace consolide sua marca, concentrando-se no aprimoramento de processos e na melhoria das entregas. Investimentos em marketing e branding passam a ser ainda mais importantes, visto que a credibilidade é um grande atrativo de compra quando falamos de plataformas com múltiplas lojas. Para seus futuros parceiros, as vantagens também são grandes: contar com o apoio de uma grande marca, custos financeiros e de tempo reduzidos para início das operações, visibilidade maior, serviço de SAC etc. Com certeza essa é uma relação muito proveitosa para ambos os negócios e apresenta um cenário promissor em termos de mercado.
Você já está pensando em transformar seu e-commerce em marketplace e tem dúvidas? Clique Aqui e converse com o nosso time de especialistas.
Por: Orlando Ovigli – Sócio e VP de Omnicommerce do Grupo FCamara
Veja também:
Comments (0)