Sobre o que estamos falando? A indústria 4.0 marca a convergência de tecnologias digitais e…
Os Quatro Usos da Inteligência Artificial na Educação
Autor: Fernando Antônio Ribeiro Fernandes
A importância das pesquisas de especialistas em inteligência artificial, é o campo educacional, especialmente para crianças, a seguir há quatro possíveis usos da inteligência artificial na educação:
1 – Aprendizado Personalizado
Há uma diferença natural em talento, inteligência e habilidades em quantidade e qualidade, o que resulta em diferenças na capacidade e velocidade de aprendizagem em determinadas áreas, como a compreensão de conceitos teóricos e vinculação ou visualização ou memória e memorização de termos. O atual sistema de ensino adota o princípio da igualdade na educação, todos assistem ao mesmo material e assistem a mesma palestra e introduz o mesmo teste padronizado para determinar a competência temporária para dominar a habilidade exigida do material, independentemente de entender ou aplicar os conceitos no futuro. Se um grande conjunto de dados for coletado para cada aluno ou grupo de alunos, esses dados estarão vinculados com o histórico e a orientação do aluno.
Um sistema de recomendação pode ser usado para prever o tipo de material que o aluno irá absorver e aumentar a taxa de aprendizagem, cada aluno terá um currículo separado e testes separados dos outros, mas o problema da igualdade surgirá, pois pode ocorrer em casos em que o único professor será um obstáculo para alguns e isso pode prejudicar a credibilidade desses sistemas. Este é um grande desafio e existem tentativas em pequena escala para implementar tais sistemas. Por exemplo, a empresa norte-americana Aleks, adquirida pela McGrew Hills, determina até que ponto cada aluno entende um conceito matemático específico em inteligência artificial e propõe um caminho de aprendizagem para cada aluno.
2 – Entenda os Estágios de Aprendizagem da Criança
A técnica das redes neurais artificiais é semelhante à do cérebro, treinar essas redes em uma tarefa específica e observar o impacto do treinamento e da qualidade do desempenho pode revelar quebra-cabeças sobre o próprio processo de aprendizado.
Na psicologia, o aprendizado precoce das crianças é estudado em seu comportamento, esses experimentos são de pequena escala, os experimentos não podem ser repetidos e os resultados que eles alcançam são geralmente difíceis de provar, o treinamento em redes neurais é fácil e econômico, pode ser repetido milhares de vezes, e a qualidade do aprendizado pode ser aprendida e medida. Ao comparar essas experiências com o comportamento e seus resultados, uma nova estrutura de teorias de aprendizagem pode ser desenvolvida e sobre quais métodos de aprendizagem e currículos da escola primária são desenvolvidos, essas novas teorias podem resultar em um sistema educacional completamente diferente do que conhecemos atualmente.
Entender os estágios da aprendizagem infantil é um dos objetivos mais importantes da psicologia comportamental, através do qual as teorias da educação são desenvolvidas. A aprendizagem pode ser estudada a partir do ângulo de aprendizado de máquina, e novas teorias de educação podem ser desenvolvidas para repensar o sistema educacional atual.
3 – Sistemas Escolares Digitais
Escolas e estudantes são uma ótima fonte de dados, com sistemas escolares capazes de gerenciar dados escolares e de alunos simultaneamente e arquivá-los na forma de grandes bancos de dados. Esses dados maciços podem ser usados para treinar grandes redes neurais que podem prever a vulnerabilidade individual dos estudantes e a falta de recursos físicos e humanos nas escolas e universidades antes que elas ocorram.
A Inteligência Artificial depende de dados, portanto os algoritmos ajudarão os ministérios e as escolas a tomar decisões informadas sobre suas instituições, o que aumentará a qualidade dos resultados educacionais e reduzirá os custos dessas escolas. Um exemplo simples: coleta, uso e recuperação de livros, números de alunos das escolas nos últimos anos e a previsão da necessidade de livros em várias escolas no próximo ano, com base no número esperado de alunos em todas as escolas, assim, a quantidade ideal de livros é enviada para as escolas em vez do aumento e diminuição que ocorre a cada ano, causando atrasos na aceitação dos livros didáticos pelos alunos até o meio do semestre em alguns casos, o Geekie é um dos principais sistemas escolares digitais no Brasil e tem boas iniciativas neste campo.
4 – Interação Visual da Linguagem com Crianças
As crianças nos primeiros estágios da vida dependem de aprender por imitação, assim eles começam a imitar o movimento de suas mães e imitando as palavras que eles expressam e imitando os movimentos de andar, comer e outros. Ao mesmo tempo, os pais seguem um certo estilo na frequência de movimentos de certas palavras para reduzir as variáveis que uma criança aprende a fim de facilitar a aprendizagem da criança desses movimentos e palavras.
Esse método primitivo de educação precisa, complexo e sinergicamente neuromuscular na criança corresponde a interação linguística e visual. Há um estilo de inteligência artificial que segue o mesmo método primitivo e é usado no treinamento de veículos autônomos conhecidos como aprendizado de imitação. Com o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial, é agora robôs disponíveis podem trabalhar com o estilo de educação primitiva onde a criança possa ler e compreender a interação dos movimentos que ajudam a criança a aprender, a ”Automação Infantil”. A interação da linguagem visual entre robô e crianças é uma das novas maneiras pelas quais elas podem aprender os princípios da linguagem e da interação, isso se tornou possível após o grande desenvolvimento da inteligência artificial na compreensão da linguagem e imagens.
Este post tem 0 Comentários