Sobre o que estamos falando? Venture Building e Venture Builder: conceitos, características, diferenças e como…
Destaques do dia 4/11/2022 do Web Summit Lisboa
Os destaques do quarto e último dia do Web Summit Lisboa, em Portugal, abordaram inovações nos mercados da moda, mobilidade e tecnologia. Nas plenárias, que aconteceram no Altice Arena e nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, especialistas renomados discutiram as tendências para o futuro.
A seguir, confira os destaques da programação do dia.
Destaques de palestrantes renomados no Web Summit Lisboa
Palestra “Mude materiais, mude o mundo”, com Nicolaj Reffstrup e Dan Widmaier.
Atualmente, o consumo de roupas não para de crescer. Segundo o Statista Consumer Market Outlook, o volume de peças deve saltar para 197,3 bilhões em 2026. Nesse sentido, a pressão por decisões conscientes tem crescido nas indústrias da moda e têxtil.
Diante desse cenário, o CEO da Bolt Threads, Dan Widmaier, contou que a empresa de soluções de materiais está criando materiais de ponta para as indústrias da moda e beleza. O objetivo, inclusive, é oferecer soluções para um futuro sustentável.
Assim, a tecnologia desenvolvida pela Bolt sai da bancada do laboratório e vai direto para a fabricação em escala comercial de polímeros de proteínas programáveis para uso em fibras e tecidos avançados.
Uma das inovações, por exemplo, é o MyloTM, um produto feito a partir de micélio, o sistema subterrâneo de fungos semelhantes a raízes. Ou seja, trata-se de uma alternativa de couro de base biológica, macia, flexível e menos prejudicial ao meio ambiente.
Palestra “Inovando em mercados cada vez mais fragmentados”, com Maximilian Wühr e Clotilde Delbos.
No painel, o cofundador e CGO da FINN, Maximilian Wühr, contou sobre sua empresa de assinatura de carros, que está em plena expansão. Eles oferecem um serviço de carro por subscrição com cobertura “all-in”, incluindo seguro, manutenção, taxas, assistência em rodovias. Tudo isso, inclusive, sem pagamento adicional.
Além disso, a assinatura pode ser de seis ou 12 meses para o cliente obter aquela sensação de carro novo de novo e de novo. Em outras palavras, o cliente escolhe entre as opções de veículos disponíveis, encontra o seu carro perfeito, escolhe sua próxima viagem e seleciona o pacote de prazo e quilometragem certo para sua necessidade. Em seguida, é aprovado em poucos cliques. Depois a empresa entrega o carro na porta da casa do consumidor.
Já a CEO da Renault, Clotilde Delbos, abordou uma iniciativa de impacto: a inauguração recente de uma linha de refabricação de baterias com uma inovadora solução de armazenamento de energia solar na cidade de Flins, na França. A Mobilize firmou há alguns meses uma parceria industrial com a Betteries AMPS GmbH, uma startup comprometida com a economia circular, para fabricar uma solução de armazenamento de energia móvel, modular, multifuncional e conectada. Ou seja, baseada no reaproveitamento de baterias de veículos elétricos.
Depois de quase 10 anos alimentando um veículo elétrico, uma bateria pode ser usada por outros 10 anos fora de veículos. Isso significa que a sua capacidade de armazenamento energético continua suficiente para necessidades que demandam menos do que propulsão de veículos. Desse modo, a bateria ganha uma segunda vida para ser usada em ferramentas na construção civil, em um barco turístico ou refrigerador portátil, adiando a fase de reciclagem e impactando em neutralização de carbono.
Palestra “O metaverso e o futuro da internet”, com Naomi Gleit
No Web Summit Lisboa, a Head de Produto no Meta, Naomi Gleit, deu dois insights. Com o metaverso sendo algo atrativo para investidores e empresas, a realidade virtual está disputando prioridade no planejamento estratégico das empresas. Principalmente por seu potencial para aplicações no varejo e no e-commerce.
Hoje, o número de dispositivos com suporte a funções de realidade aumentada e virtual está crescendo. Logo, os ambientes virtuais de interação dentro do metaverso serão um importante canal para as marcas se fazerem presentes para o consumidor.
Por fim, além desse “banho de loja” sobre o metaverso, a fala de Naomi demonstrou uma incrível habilidade de simplificar e esse é um fator que possivelmente alavancou sua carreira.
Este post tem 0 Comentários