Skip to content
Observability

Observability e seu impacto positivo nos negócios

Observability foi o tema de um webinar promovido pela FCamara, no dia 9 de janeiro, com o Tech Manager Mateus Oliveira. Atualmente, o assunto está em alta e extrapola o ambiente das squads ágeis, pois a observability auxilia as empresas a entenderem e traduzirem o desempenho dos sistemas para transformá-los em ganhos.

Além disso, por meio dela, é possível ficar a par da qualidade dos dados, bem como detectar os desvios, as interrupções e os gargalos, possibilitando respostas acionáveis alimentadas por inteligência artificial (IA) e automação antes que o problema prejudique o negócio.

Principais benefícios da observability 

Sabe aquela falha, por exemplo, que tomava dias da equipe para descobrir onde o problema estava? Com a observability, a identificação leva minutos. 

Dessa forma, você configura alertas inteligentes e faz a detecção automática de anomalias baseadas em machine learning. Do mesmo modo, realiza investigações ad-hoc interativas para buscar, detalhar e encontrar causas raízes rapidamente. 

Também obtém insights sobre os ambientes sem servidor para otimizar as experiências do usuário. Outro benefício é que você pode checar a integridade de hosts, serviços e APIs, por exemplo, e acompanhar o desempenho e a disponibilidade com métricas como carregamento de páginas, solicitações e latência em todas as regiões e em qualquer dispositivo. 

A observabilidade permite ainda compreender como seus clientes utilizam seu produto, de forma granular, para trabalhar em iterações.
Muito mais do que coletar e monitorar dados, a observabilidade agrega aplicações, infraestrutura, telemetria do usuário e promove:

  • Monitoramento de performance de aplicação (APM);
  • Monitoramento de infraestrutura;
  • Monitoramento de usuário real;
  • Monitoramento sintético;
  • Convergência de métricas, logs e traces, oferecendo insights práticos;
  • Visibilidade de dados de seus sistemas distribuídos e nativos da nuvem, ambientes híbridos e multinuvem mais complexos;
  • Colaboração entre suas equipes de DevOps, garantindo visibilidade em todo o ciclo de vida de engenharia de software e muito mais.

Não conseguiu acompanhar o webinar ao vivo? Confira aqui a gravação na íntegra.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top