Sobre o que estamos falando? Marketplace é um canal de vendas que pode se tornar…
Redesign VTEX: dicas para melhorar o seu e-commerce
Redesign, antes de mais nada, é refazer ou reformular o design de algo ou de algum projeto. Quando falamos de redesign no e-commerce, estamos falando em recriar a identidade visual da loja virtual para melhorar a usabilidade, interface do usuário e experiência de navegação.
Essa recriação inclui qualquer mudança: seja nas cores, na tipografia ou no posicionamento da empresa. Mas como saber se está na hora de fazer um redesign?
Caso seu e-commerce esteja com o design ultrapassado, baixa taxa de conversão, tráfego inconstante ou lentidão no carregamento das páginas, provavelmente é bom pensar no assunto. Isso porque esses fatores podem afastar potenciais clientes, além de não passar segurança para o consumidor fechar a compra.
Contudo, para que o redesign de um e-commerce VTEX seja bem-sucedido, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados por trás da tela. Um deles é verificar se o site é responsivo e possui um layout adequado para diferentes tamanhos e resoluções de telas dos usuários.
Dessa forma, é possível proporcionar uma melhor experiência de navegação, sobretudo em dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Outro ponto importante é que o redesign de um e-commerce deve ser clean, objetivo, sem poluição visual ou animações desnecessárias. Afinal, a marca precisa cativar a atenção do usuário e despertar nele o desejo de consumo em poucos segundos.
Atualmente, um e-commerce com design atrativo e funcional agrega valor, profissionalismo e credibilidade à marca. Além disso, ajuda as empresas a se destacarem no meio digital e a atraírem novos clientes.
Nós sabemos que deixar a marca com cara nova é um processo demorado que deve ser bem estruturado. Para ajudar os varejistas nessa missão, listamos a seguir quatro formas de aprimorar o redesign do e-commerce VTEX. Confira!
4 formas de aprimorar o redesign do seu e-commerce
#1 Aposte no minimalismo
Sabe aquele conceito de “menos é mais”? No design e no varejo digital, não é diferente. Logo, se você tem um e-commerce, invista em textos curtos e diretos sobre a sua marca e os seus produtos, imagens atrativas e links importantes que levam para outras páginas dentro do site.
Quando esses pontos são projetados em uma interface mais enxuta, a probabilidade é que o usuário entenda facilmente as informações sobre os produtos e serviços, bem como passe mais tempo navegando pelo site.
#2 Torne a velocidade de carregamento das páginas mais veloz
Uma maneira de melhorar o desempenho da loja virtual e gerar mais tráfego é proporcionar uma experiência fluida de navegação. Assim sendo, a velocidade de carregamento das páginas deve ser uma prioridade no redesign.
Portanto, fique atento se o seu site roda bem e carrega as páginas rapidamente em qualquer plataforma. De acordo com o Google, o ideal é que a página demore de 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário.
#3 Invista em elementos 3D
A aplicação em design de site já é uma forte tendência. Nesse sentido, um recurso que grandes marcas têm usado é a tecnologia 3D. Hoje, é comum observar que os desenvolvedores têm investido em modelagem em 3D para explorar informações e seções dentro dos sites.
Isso, inclusive, deixa o e-commerce mais interativo e interessante. Se você tem um e-commmerce VTEX, que tal pensar em incluir elementos 3D no seu site?
#4 Evite banners e anúncios em excesso
Outra dica é evitar banners e anúncios em excesso. Sabe aqueles anúncios que “pulam” na tela ou abrem novas abas no seu navegador? Eles atrapalham a navegação e são várias vezes desagradáveis para os usuários. Portanto, escolha com cuidado os banners para não prejudicar a experiência do cliente e, como resultado, perder vendas.
Faça o redesign do seu e-commerce com a FCamara
Em suma, um redesign faz toda a diferença e pode ajudar o e-commerce a aumentar o fluxo de usuários, o engajamento, as conversões, a fidelização dos clientes, entre outros fatores.
Agora que você entendeu a importância de fazer o redesign no e-commerce, reflita se está no momento do seu negócio investir nisso. Caso esteja, conte com a FCamara para organizar jornadas simples que privilegiam a usabilidade e o engajamento dos usuários-chave, assim como garantir que o seu cliente esteja no centro dos negócios. Quer saber mais? Fale com um especialista clicando aqui.
Comments (0)