A transformação digital avançou em ritmo acelerado e, com ela, surgiram novas exigências em segurança…

Remoto pra quê?
Postei uma semana antes de começarem as motivações de fazer quarentena por causa do novo Coronavirus e fui até irônica com a frase:
“Agora todo mundo concorda que o remoto funciona.”
Infelizmente, precisamos de uma crise para adotar algo que já existe há muito tempo e tem suas vantagens, como por exemplo, não perder horas no trânsito, não precisar pegar uma condução super lotada, redução dos custos, maior produtividade, menos acidentes e poluição, entre outros benefícios.
Entendo perfeitamente que como tudo no mundo, o trabalho remoto tem suas desvantagens também e que algumas profissões é impossível fazer Home office e estão passando por um período muito mais difícil do que as profissões que tem essa condição.
Mas falando um pouco da minha área. Já ouvi / li várias vezes: “UX não tem como ser remoto”, “O UX precisa está perto do cliente”. Aqui, na FCamara, sempre tivemos essa cultura. Trabalho na filial que se situa na cidade de Santos e nossos clientes estão, em sua maioria, em São Paulo.
Claro que se falando sobre “descoberta (discovery)” e “pesquisa (research)”, normalmente fazemos uma imersão junto ao cliente e todo resto do processo de UX e UI continuamos executando na empresa aqui em Santos.
Só que exatamente hoje, o projeto em que estou fazendo parte, está na fase de “descoberta” e “pesquisa”. E você me pergunta: e agora?
E eu te respondo: está funcionando até melhor que pessoalmente! Estamos agendando reuniões e elas estão sendo mais diretas no seu objetivo, sem distrações ou conversa paralela.
Sim, sempre fui aquela pessoa insistente que levanta a bandeira do Home Office o tempo todo e dissemina isso para todos. Mas sei que é um estilo de vida relativamente novo, principalmente por conta das atuais circunstâncias.
Então, gostaria de deixar algumas dicas para quem está com dificuldades:
- Procure um lugar calmo na sua casa;
- Converse com sua família para entender que você não está de férias e sim trabalhando;
- Se sua casa ou seu vizinho fazem barulho, use um bom fone e coloque naquela música que te deixa mais produtivo;
- Se não gostar de ouvir música enquanto trabalha, existem alguns protetores auriculares que podem ajudar a abafar o som;
- Muitos dão a dica de tirar o pijama e trabalhar fora do quarto, eu já deixo isso a seu critério, faça do jeito que você sente mais produtivo e confortável.
- Faça pequenas pausas, almoce com calma e tome cuidado para não acabar trabalhando 24/7. Trabalho é muito importante, mas temos outros pilares na vida como saúde, estudo, família, amigos e hobbies que devem ser equilibrados para você não se sobrecarregar.
Vários sites estão ajudando nesse momento em que precisamos estar em quarentena, como Google e Adobe que liberaram acesso de alguns produtos pagos.
A Udemy liberou 40 cursos grátis, além das promoções de vários cursos que chegam a R$ 20. Para os UX, a Mergo está com os cursos que seriam presenciais, totalmente online e muitos eventos serão em formato live. Fique atento na comunidade!
O perfil do instagram @beofficeless sempre posta dicas ótimas para trabalho remoto. Além do perfil do Leandro Rezende, @uxunicornio que fez um post hoje sobre trabalho remoto, e ele é um UX excelente que trabalha há anos com vários clientes totalmente à distância.
Muitas plataformas estão online para nos ajudar no trabalho e também no nosso lazer nesse período de pandemia.
Por último, o trabalho remoto pode ser excelente para os funcionários e também para sua empresa. Não importa se você está perto ou longe, o User Experience é extremamente necessário para seu produto.
Espero que isso comece a ser mais recorrente, e não só em épocas de crise.
Artigo desenvolvido por Carla Mendanha – UX/UI Designer do Grupo FCamara

Comments (0)