O Programa de Formação FCamara, uma iniciativa da Orange Juice patrocinada pela FCamara, nasceu da…
Squad 3 | LazyOff
Artigo feito por Otávio Guimarães UX/UI do Squad 3 no Programa de Formação
O desafio
Auxiliar os usuários a organizar seu cronograma de trabalho e aumentar a produtividade.
Devido a pandemia, empresas tiveram que passar por súbitas mudanças. Para que algumas continuassem em funcionamento, houve a necessidade de adotar o trabalho em Home Office. O que para muitas empresas parecia ser uma realidade distante, se tornou o novo normal.
Em meio tais mudanças, os profissionais foram duramente afetados. Pois vivem em meio a um intenso momento de incertezas, que dificulta ainda mais na adaptação a este novo regime, afetando diretamente na sua produtividade.
Processo e abordagem
Desk research, Dinâmica de imersão, Pesquisa quantitativa e qualitativa, Persona, Medos e Esperanças, Mapa de Empatia, Mapa da Jornada do usuário.
Neste projeto nos baseamos no método de execução do Design Thinking. O mesmo nos possibilita enxergar a viabilidade do projeto e alinhar necessidades do negócio às necessidades dos usuários.
Compreendendo o problema
O primeiro passo para compressão do problema, foi realizar um desk research. Nesta etapa a equipe buscou por informações que poderiam ser relevantes para nossa compreensão.
Tendo concluída esta rápida pesquisa, realizamos uma dinâmica, com a equipe desenvolvedores e Stakholders. Esta dinâmica nos possibilitou levantar o objetivo do projeto, bem como nossas principais suposições.
Os resultados desta dinâmica, também foram usados como base de nossa Matriz CSD. Que nos ajudou a ampliar nossa visão e organizar as informações. Nos dando assim mais solidez em nossas investigações.
Insights da pesquisa
Tendo levantado nossas principais hipóteses, realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa com os usuários.
Com alguns números expressivos a pesquisa quantitativa nos possibilitou realizar descobertas importantes, que e nos ajudam a compreender melhor as ações tomadas pelos usuários.
A pesquisa qualitativa nos ajudou conhecer melhor nosso usuário e os problemas que ele vem enfrentando. Das descobertas realizadas, algumas se mostraram mais relevantes e recorrentes dentre os entrevistados.
- O maior influenciador da queda de produtividade é a falta de planejamento, seguido das distrações e isolamento social
- A perca do foco e a desorganização se dão principalmente por distrações relacionados a questões pessoais e familiares.
- Ao iniciarem no Home Office, a produção tende a se manter e até aumentar. Porém, com o tempo, o isolamento social gera ansiedade e desgaste psicológico. Afetando diretamente na motivação e produtividade do individuo.
Perfil do usuário
Com base nestas descobertas, podemos então definir melhor o perfil dos usuários. Para realização destas definições, utilizamos as ferramentas a seguir:
- Persona
- Medos e esperanças
- Mapa de empatia
- Mapa da jornada do usuário
Persona
No inicio do projeto, criamos uma proto-persona, que representava nossas suposições sobre o usuário. Posteriormente esta persona foi reformulada, com base nas descobertas realizadas.
Mapa da jornada do usuário
Assim como a Persona, Medos/Esperanças e o Mapa de empatia. A jornada do usuário nos ajuda a compreender as dificuldades enfrentadas pelos usuários. Porém ele ainda nos auxilia a encontrar oportunidades de negócios, desde o primeiro contato do usuário com o nosso produto.
Definição
O projeto, partiu de uma proposta inicial dos stakholders, que propuseram criar uma solução que organizasse as tarefas diarias. Após compreendido o cenário e perfil dos nossos usuários, possuíamos uma base sólida para unir os objetivos do negócio às necessidades dos usuários.
Fizemos um brainstorming com a equipe, que aliado a análise competitiva, gerou diversas ideias inovadoras. Porém, precisávamos aproximar nossas ideias a realidade do negócio e autonomia da equipe. Para tal, utilizamos a matriz de esforço e impacto, que nos auxiliou a direcionar ás informações e chegar a um a um produto viável.
Análise competitiva
Matriz de Esforço/Impacto
A participação de toda a equipe, devs e designers, na realização da matriz de impacto e esforço foi essencial. Juntos, conseguimos mapear melhor as dificuldades, oportunidades e viabilidade do projeto.
Solução
Após o alinhamento de conhecimentos, definição do objetivo e bom conhecimento so problema que iriamos “atacar”. Obtivemos um escopo sólido, que caminha com a autonomia da equipe e busca solucionar três das principais dores observadas.
- Dificuldade para manter o foco.
- Falta de organização das atividades diárias.
- Declínio da produtividade.
O LazyOff é um organizador de tarefas, que baseia sua priorização em um cronograma horário e possibilita a aplicação da técnica pomodoro para gerenciamento de tempo.
User Flow
Antes de darmos inicio a prototipação, fizemos um fluxo para organizar as informações dentro do app. Acesse o fluxo aqui
Prototipação
Baixa fidelidade
A fim de alinhar os conhecimentos e expectativas sobre o projeto, a equipe realizou dinâmica em grupo. Que possibilitou cada integrante expor visualmente suas ideia através dos “rabiscoframes”.
Média fidelidade
Com os wireframes em media fidelidade, nosso segundo passo da prototipação, foi possível ter melhor visualização das ideias e iniciar alguns testes de usabilidade.
Alta fidelidade
Após efetuarmos alguns testes e refinamentos, utilizando os wireframes. Passamos para a o protótipo de alta fidelidade. Onde continuamos a realizar testes de usabilidade e reajustes. Podendo assim chegar na primeira versão do projeto.
Protótipo: https://xd.adobe.com/view/0beeabbb-e22d-4582-8f58-93d84ca50b36-5ebd/
Artigo: https://medium.com/@otavioguimaraes.so/como-auxiliamos-profissionais-na-adapta%C3%A7%C3%A3o-ao-regime-de-home-office-fa9548c74790?source=friends_link&sk=dcd71fac132a6a2ff4b1bb6df5aa904b
Repositório: https://github.com/daniloj-root/lazyoff
Squad 3
Otavio Guimarães – UX/UI
Allejandro Palhares – Desenvolvedor
Danilo José – Desenvolvedor
Julio Bittenbinder – Desenvolvedor
Luiz Guilherme – Desenvolvedor
Comments (0)