Skip to content

Squad 4 | Joble

Artigo feito por Itallo Linhares UX/UI do Squad 4 no Programa de Formação

Desde janeiro deste ano, o mundo todo enfrenta uma situação nunca antes vista. A pandemia do Covid-19, nestes últimos meses, vem atrapalhando economicamente países de todo o mundo, em especial, um dos países mais afetados é o Brasil. Os números são tão altos que só no mês junho de 2020, houve um aumento de mais de um milhão de desempregados em relação ao mesmo período do ano passado

Diante desta situação catastrófica, a mim foi dado o seguinte desafio:

“Atualmente, Só ouvimos falar do trabalho remoto, suas vantagens, buscas por novos rumos e até mesmo novos clientes. Mas existe o outro lado da moeda: algumas áreas profissionais têm mais dificuldades para se adaptar a esse novo estilo de vida, pessoas perdendo seus empregos, empresas perdendo lucro pela quebra de contrato

Qual a solução você daria para amenizar ou até melhorar essa situação?”

Fase de Pesquisa

Buscar resolver um problema do tamanho do COVID-19 não é simples, por mais que se olhe para o cenário do mercado de trabalho, os impactos negativos da pandemia são muito abrangentes e uma solução que resolva todas os problemas é irrealista. Neste cenário, o foco em um dos problemas específicos gerados pela crise do Coronavírus se faz necessário.

Para iniciar o processo para construir uma solução, precisamos conhecer bem o problema. Para isso, eu comecei a pesquisar sobre o assunto e juntei informações relevantes em uma matriz CSD.

Após pesquisas feitas, podemos entender a seriedade do problema e perceber as principais áreas afetadas. Com a pesquisa também gerei certas suposições para se resolver o problema e dúvidas.

Com estas suposições e dúvidas busquei pessoas para fazer entrevistas e gerar me aprofundar no problema. Conversei com aproximadamente 15 pessoas de ramos de atuação e situações diferentes. Os principais pontos de descoberta sobre o assunto são os seguintes:

Afastada sem receber salário, Trabalhava na parte administrativa de hotel

Ponto importante:

“Você sabe alguma forma alternativa de conseguir renda ou algum direito que você tenha na crise?”

“No dia que eu assinei o contrato* a empresa me explicou por cima como ficaria a situação de salário, auxílio, etc”

Contrato de suspensão da jornada de trabalho

Ponto importante:

“Você se sente insegura com o emprego?”

“Me sinto descartável no momento, por justamente não saber se vou mesmo voltar dia 17/06 ou não”

Ponto importante:

“Caso você conseguisse fazer alguma atividade para ter alguma renda você faria?”

“Dependendo do que fosse, faria sim”

“Eu tenho ajudado um amigo no restaurante que ele trabalha, fazendo umas planilhas”

Demitido da área farmacêutica desde o começo de abril

Ponto importante:

“Antes de rolar a quebra de contrato, rolou algum tipo de medida para tentar manter o vínculo? (Adiantamento das férias, afastamento com redução da carga horária, etc)?”

“Nenhuma”

Ponto importante:

“Você vem tentando fazer algum tipo de atividade para conseguir alguma renda extra?”

Tô fazendo entregas de Uber Eats e ifood de bicicleta somente

Ponto importante:

“Você tem uma noção de outras atividades que você pode fazer pra ganhar alguma renda?”

“Eu estava pensando em usar o getninjas para prestar um serviço ou outro.

Mas fora isso não tenho mais nenhuma ideia do que eu possa fazer”

Conforme fui entrevistando as pessoas, organizei os perfis profissionais delas para gerar um mapa de interessados no produto.

Personas e Mapas de usuários

Para analisar todas as informações que tinha coletado até o momento, criei uma persona e mapa de usuário.

As principais oportunidades identificadas são estão relacionadas a dar a possibilidade de pessoas como Fernanda oferecerem serviços online. Soluções similares a esta já existem, então se quisermos resolver o problema, precisamos fazer um análise competitiva para podermos ver o quê é o básico da solução entregar e o quê ela pode ter de diferencial.

Com base na análise, podemos ver que muitos outros sites e aplicativos oferecem a chance de uma pessoa oferecer serviços online, mas não há acompanhamento ou indicação de como ou o quê oferecer, o que coincide com a dor da Fernanda de não saber o quê fazer para poder gerar renda (mesmo sabendo dos sites concorrentes).

Ideação

Após a análise dos fatos levantados com a fase de descoberta, o time fez um brainstorming para gerar possíveis soluções e após discussão foi decidido que a solução se tratará de um sistema que irá juntar pessoas que tiveram seus empregos prejudicados que estejam dispostos a oferecer algum tipo de serviço com pessoas que queiram pagar por estes serviços oferecidos. Para resolver o problema sobre como e o que, o sistema irá disponibilizar um teste para pessoas que não têm contato.

Estruturação do sistema

Para organizar melhor os setores do sistema, foi criado o seguinte SiteMap:

Vale que no primeiro momento, é necessário se criar um MVP, então nem todas estas sessões irão virar protótipos em alta fidelidade.

Wireframes

Baseado no SiteMap e em alguns Rabiscoframes, foram feitos estes Wireframes:

Style Guide

Para transformar os Rabiscoframes em telas de alta fidelidade, criei um Style Guide com os elementos do Bootstrap (com exceção dos inputs).

Alta Fidelidade

Com todos os passos anteriores feitos podemos partir para as telas de alta fidelidade.

Artigo: https://medium.com/@italloeliaslinhares/joble-case-de-ux-para-ajudar-as-pessoas-na-pandemia-68af89e29b4a?sk=ad631d0fda6f70dcbb43cd0909745c9c

Squad 4

Itallo Linhares – UX/UI

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar