Sobre o que estamos falando? A Black Friday é uma das datas mais estratégicas do…
Novos hábitos de consumo e boa experiência impactam na Black Friday
Os novos hábitos de consumo e a experiência de compra são fatores que impactam diretamente nas vendas na Black Friday. Quer entender mais sobre esse assunto? Continue lendo este novo conteúdo da série “Esquenta Black Friday FCamara”.
Primeiramente, a pandemia gerou mudanças de paradigmas e comportamento. Com o fechamento das lojas físicas, o consumo online foi intensificado. Afinal, ficou mais seguro e cômodo comprar sem sair de casa. Como resultado, as vendas digitais e o e-commerce se consolidaram.
Segundo dados da ConQuist Consultoria, 71% dos brasileiros passaram a preferir as compras online. Ou seja, provavelmente as pessoas deverão manter o ritmo de comprar em e-commerces. Portanto, comprar pela internet é um dos novos hábitos de consumo que deve continuar no pós-pandemia.
Na última edição da Black Friday, 59% dos consumidores afirmaram ter comprado apenas por meios digitais. Inclusive, o preço foi o principal motivador da preferência de 77% dos clientes pelo digital. Em seguida, aparecem comodidade (54%) e variedade de produtos (53%).
Novos hábitos de consumo pedem novas formas de atrair os clientes
Atualmente, as empresas precisam estar atentas aos novos hábitos de consumo para continuar vendendo na Black Friday. Logo, é importante que as organizações analisem os perfis dos consumidores.
Afinal, para proporcionar uma experiência positiva na Black Friday, as marcas precisam entender como os clientes se comportam. Como eles preferem comprar? Quais são os canais preferidos de compras? Quais são os produtos mais procurados e desejados?
Nesse cenário, uma boa estratégia é consultar as vendas feitas pela empresa nas últimas duas edições da Black Friday. Ou seja, pesquisar quais foram os produtos mais vendidos. Assim, com essas informações coletadas, fica mais fácil identificar o que os clientes buscam e como agradá-los.
Além disso, também é necessário observar como está a presença digital da marca. Dessa forma, é possível mapear pontos de melhorias para atrair clientes. Assim como descobrir novos canais para expandir o alcance digital e fidelizar o consumidor.
Portanto, rever estratégias e buscar formas diferentes de se aproximar do público-alvo são algumas ações necessárias para usar os novos hábitos de consumo a favor do negócio.
75% dos consumidores preferem gastar mais com empresas que geram uma boa experiência
Depois que a empresa identifica os novos hábitos de consumo dos seus consumidores, ela consegue descobrir como melhorar a experiência. Isso porque a marca pode transformar as informações em ações para entregar experiências mais alinhadas de acordo com as expectativas dos clientes.
Hoje, inclusive, 75% dos consumidores preferem gastar mais com empresas que geram uma boa experiência. Por outro lado, 50% afirmam mudar para o concorrente após uma experiência negativa.
Além de proporcionar uma experiência satisfatória, uma dica é investir em tecnologias que suportem um alto nível de personalização da jornada de compra do consumidor. Seja na pré, no durante e no pós-Black Friday.
O Grupo FCamara, por exemplo, pode ajudar a construir squads com métodos personalizados direcionados ao desafio do negócio para fazer testes com consumidores. Esses testes, inclusive, vão sugerir melhorias na experiência e usabilidade das plataformas de e-commerce ou marketplace.
Dessa forma, é possível mapear novos hábitos de consumo, melhorar a experiência de compra online e desafogar possíveis gargalos de interação no processo de finalização de compras. Quer saber mais sobre essa solução? Clique aqui e fale com um especialista da FCamara.
Leia também:
Black Friday 2022: dicas para preparar o e-commerce para a data
Alto tráfego na Black Friday 2022: como organizar o e-commerce
Marketplace: por que é vantajoso para o varejo na Black Friday 2022?
Soluções omnichannel crescem na Black Friday e ajudam a vender mais
Este post tem 0 Comentários