Sobre o que estamos falando? Venture Building e Venture Builder: conceitos, características, diferenças e como…
Programa de inovação gerou mais de 500 ideias na plataforma do Imagine
Programa de inovação corporativa 100% autoral, a Copa Omni de Inovação estimulou o intraempreendedorismo e o espírito colaborativo. Como resultado, rendeu quase 500 ideias e soluções inovadoras. Vamos conhecer mais detalhes desse case de sucesso? Continue lendo!
Primeiramente, o programa de gestão de ideias da Omni, player do segmento de financiamento de veículos usados, intitulado de Copa Omni de Inovação, teve como inspiração a Copa do Mundo. Nesse sentido, o desafio era encontrar soluções voltadas à eficiência operacional da empresa.
Assim, 350 colaboradores e parceiros da Omni se engajaram e participaram da iniciativa, que gerou quase 500 ideias. A operacionalização da Copa Omni de Inovação se deu usando o Imagine, plataforma de inovação que engaja e dá voz aos colaboradores.
Atualmente, o Imagine incentiva a proposição de ideias e opera como uma consultoria de estratégias de engajamento. Além disso, a solução funciona como uma rede social. Por exemplo, os colaboradores podem cadastrar ideias, acompanhar sua evolução e interagir com os times.
De acordo com a Head do Imagine, Maiara Muraro, executivos da Omni atuaram como árbitros e cartolas na dinâmica. “Dez finalistas foram selecionados para terem suas ideias avaliadas pela diretoria da Omni. Em seguida, cinco propostas foram escolhidas para se apresentarem no pitch-day. Por fim, três foram aprovadas para implantação na empresa”, explicou.
O sucesso do programa de inovação corporativa foi inesperado e satisfatório, segundo a Gerente de Inovação da Omni, Juliana Burza. “Formamos times multidisciplinares e demos protagonismo aos que contribuíram com soluções para desafios estratégicos da Omni. Mesmo as ideias que não ficaram entre as finalistas, serão encaminhadas para as áreas da empresa. Dessa forma, os times poderão avaliar como podem ser aproveitadas”, comentou.
Time do Imagine auxiliou os participantes do programa de inovação corporativa da Omni
Além da adoção do Imagine, a construção da cultura de inovação na Omni teve outro fator importante: a capacitação dos colaboradores. “Para que os times se sintam estimulados, é preciso, antes de tudo, capacitá-los. A estratégia de apoio à cultura da inovação precisa de preparação prévia para motivar os colaboradores. Por exemplo, workshops, palestras e cursos que comecem a plantar essa semente dentro da empresa. Como temos áreas de perfis diferentes no grupo, tivemos que entender como conectar e engajar a todos”, pontuou Juliana.
Nesse meio tempo, a empresa contou com a parceria da Omni Universidade. Inclusive, a Omni Universidade disseminou conteúdos para os times se desenvolverem. “Dessa forma, eles puderam entender habilidades e desenvolver a criatividade. Da nossa parte, o que mais percebemos foi a real vontade de interação entre eles, fator que talvez nunca acontecesse, se não houvesse um estímulo”, explicou Juliana. Além disso, a Omni teve o auxílio do time do Imagine. Logo, os líderes da organização participaram de encontros, talks e outras ações de incentivo.
Em suma, esse case do programa de inovação corporativa da Omni mostra que, para que ideias tenham fácil entendimento e engajem os colaboradores, é preciso uma plataforma dinâmica, didática e intuitiva. Afinal, isso ajuda a fomentar uma cultura inovadora nas empresas.
“Quando vemos nossos parceiros tendo resultados de sucesso, reforçamos a certeza de que qualquer pessoa em uma empresa pode e deve participar dos processos de inovação. Ambientes colaborativos contribuem não só para resultados, mas também para a construção de um senso de pertencimento e de credibilidade”, afirmou Maiara.
E você, quer conhecer mais o Imagine e descobrir como acelerar a cultura de inovação no seu negócio? Clique aqui e saiba mais.
Comments (0)