Skip to content
devops

DevOps: benefícios de sua adoção com o uso de IaC

Autor: Renato Azevedo Sant Anna

O DevOps é um conjunto de práticas que alteraram o paradigma do mercado de como é organizado o processo de entrega de um software nas organizações, com mudanças na forma que as features são geradas, numa esteira contínua de entregas, o que permite maior feedback e valor sendo gerados no processo.  

Segundo artigo da ACM, entre os benefícios do DevOps estão o aumento da colaboração entre diferentes departamentos, ajudando a quebrar a cultura de “silos”, o que aumenta a controle de qualidade do software pela coordenação das várias entregas contínuas dos diferentes sprints, o que ajuda a aumentar a velocidade das entregas.

Ainda o artigo relata que isso ocorre pela existência de uma dependência entre os diferentes artefatos de software gerados, que para implementada de forma fluída e com menor chance de erros exige uma visibilidade de todo o processo.

Entretanto, mesmo com automação de entregas operacionais, existe ainda a demanda de trabalho manual que limita a performance de toda a equipe, no qual o uso de IaC (Infraestrutura como Código) permite solucionar essa questão de forma escalável e flexível, visto que faz com que toda a configuração da infraestrutura ser realizada por código.

Isso permite a área responsável adotar as melhores práticas, como por exemplo a adoção de testes automatizados para validar as configurações de infraestrutura que serão colocadas em produção.

Princípios que norteiam o DevOps como a CI – Integração Contínua e a CD – Entrega Contínua permitem a validação dos dados a serem utilizados na automação da configuração e a construção de artefatos imutáveis que formam um baseline, que permite acompanhar a comparação das diferentes versões dos artefatos gerados.         

O gerenciamento do deploy de uma aplicação em produção pode ser orquestrado de forma otimizada num ambiente de Cloud Computing, por provedores de Cloud Computing, como a FC Nuvem, para atender sob demanda e de forma customizada o processo de delivery de aplicações de forma rápida e segura.

Assim, a utilização de tecnologias de virtualização no ambiente de Cloud Computing permite o uso otimizado dos recursos computacionais alocando o processamento conforme a variação de demanda ao longo do dia e da noite, permitindo maior eficiência operacional e melhor custo-benefício dos recursos financeiros, concentrando-os onde são mais necessários.

Referências:

Conhecendo a cultura DevOps (fcamara.com.br)

Automating serverless deployments for DevOps organizations | Proceedings of the 29th ACM Joint Meeting on European Software Engineering Conference and Symposium on the Foundations of Software Engineering

IaC – Infraestrutura como Código (fcamara.com.br)

https://fcnuvem.com.br/home/devops

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar