Skip to content
fotografia de uma mulher sentada em uma cadeira. ao lado há o título da postagem: como escolher uma plataforma de gestão corporativa?

Como escolher uma plataforma de Gestão da Inovação Corporativa?

Como escolher uma plataforma de Gestão da Inovação ainda é um desafio para muitas equipes e gestores. Atualmente, ter uma estratégia de inovação corporativa está se tornando um objetivo crucial a ser considerado para o planejamento estratégico de uma empresa. 

Ao avaliar o que é necessário para a construção desse projeto, um item crucial a ser incluído é uma plataforma de Gestão da Inovação. Porém, saber escolher essa ferramenta é uma tarefa que demanda bastante atenção, pois existem serviços complementares e funcionalidades que podem ser decisivas para o sucesso do projeto.

Pensando nisso, reunimos seis dicas para você levar em consideração na hora de escolher a plataforma certa e promover, de fato, a inovação na sua organização. Confira abaixo!

#1 Opte por uma plataforma que seja white label e de fácil personalização

Primeiramente, quando uma plataforma é white label, a interface da ferramenta pode ser adaptada à identidade visual da corporação – com logos, cores etc –, transmitindo um aspecto mais profissional para os usuários. 

Além disso, é possível personalizar também as funcionalidades para atender às necessidades específicas, permitindo que sejam incluídas features totalmente customizadas para a sua empresa.

#2  Prefira uma plataforma com interface intuitiva e amigável

Uma interface intuitiva e amigável permite que a plataforma seja mais acessível para todos os colaboradores da empresa, inclusive para aqueles que atuam em tarefas mais operacionais. 

Isso incentiva a participação mais ampla, distribuída por toda a corporação. Outro ponto positivo é que uma interface amigável proporciona uma redução na curva de aprendizado da ferramenta, permitindo que seu uso seja mais eficiente.

#3  Escolha uma empresa que ofereça atendimento com especialistas

Imagine ter o acompanhamento frequente de especialistas em engajamento. Esse pode ser um dos fatores mais decisivos para o sucesso de um programa de inovação, sabia?

Isso porque os especialistas no assunto conseguem instruir as lideranças do projeto sobre as melhores práticas para se ter engajamento dos colaboradores, bem como avaliar as necessidades específicas da empresa e assegurar que seus objetivos com o programa de inovação sejam alcançados.

#4  Fique de olho se o software é gamificado

Quando um software inclui dinâmicas gamificadas em sua usabilidade, há um aumento da adesão dos colaboradores, pois o ambiente digital ajuda a criar dinâmicas divertidas e motivadoras, mantendo os usuários engajados no processo de gestão de ideias. 

Outro fator que incentiva os colaboradores é a inclusão de recompensas, competições e desafios. Assim, os usuários são incentivados a contribuir com ideias inovadoras e a cocriar entre si para aprimorar as ideias existentes.

#5  Priorize uma plataforma com módulo de projetos

Uma plataforma que possui, além do módulo de gestão de ideias, uma continuidade destinada à gestão de projetos proporciona uma redução de esforços por parte da empresa. 

Afinal, todas as ideias aprovadas para a implementação já estão em um fluxo dentro do software usado inicialmente. Assim sendo, há uma maior eficiência no processo e na agilidade do desenvolvimento.

#6 Leve em consideração a robustez da empresa

Por fim, escolha uma plataforma que tenha uma empresa robusta por trás. Dessa forma, você garante que há uma infraestrutura segura de TI pronta para te dar o suporte necessário. 

Além disso, há empresas que possuem especialidades em segmentos específicos ou em múltiplos segmentos, o que pode ser um diferencial para o atendimento à sua corporação. Quando o fornecedor já possui experiência no seu mercado de atuação, as estratégias propostas podem ser muito mais assertivas. 

Se você está a procura de uma plataforma de Gestão da Inovação com tudo isso, que tal conhecer o Imagine? Com a solução oferecida pela FCamara, os seus colaboradores podem desenvolver capacidades intraempreendedoras e colaborativas, participando ativamente das estratégias da sua empresa. Para saber mais sobre a plataforma, clique aqui.

Há 15 anos no mercado, a FCamara cria jornadas de inovação personalizadas para transformar o DNA dos negócios de diversos segmentos, como saúde, indústria, etc. Clique aqui e entenda como podemos apoiar sua empresa a criar um jornada de inovação.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar