Sobre o que estamos falando? Cibersegurança ajuda a reduzir ameaças cibernéticas que possam expor ou…
Controle de custos em nuvem: como fazer?
Atualmente, a migração para a nuvem (cloud computing) tem sido uma das principais tendências em tecnologia da informação. Com a sua escalabilidade, flexibilidade e segurança, cada vez mais empresas estão migrando para essa solução. Principalmente o mercado de nuvem pública, que é esperado atingir a marca de 1 trilhão de dólares até 2026.
Um dos motivos para esse crescimento, inclusive, é a capacidade de oferecer serviços na nuvem como Advanced Analytics, que tem visto sua demanda crescer pelas empresas, de forma a extrair insights dos dados e melhorar os resultados operacionais.
Os principais desafios enfrentados no controle de custos cloud
Contudo, apesar dos muitos benefícios, o controle de custos em nuvem pode ser um grande desafio para as organizações. Segundo o relatório State of the Cloud de 2023, a incerteza gerada na economia durante a pandemia tem acelerado o processo de transformação digital. E isso, como resultado, faz com que as empresas gastem mais do que o previsto nos orçamentos alocados para a nuvem pública em aproximadamente 18%.
Além disso, outra dificuldade que as organizações enfrentam na gestão de custos cloud é a falta de visibilidade sobre as despesas. À medida que as empresas aumentam a utilização de serviços em nuvem, torna-se mais difícil monitorar e controlar os gastos. Ou seja, isso pode levar a surpresas desagradáveis quando as faturas começam a chegar.
Outro problema comum é a ausência de planejamento e gerenciamento adequados. Muitas empresas simplesmente transferem as suas cargas de trabalho para a nuvem sem considerar as implicações de custo. Logo, sem uma estratégia clara e um plano de gerenciamento, é fácil gastar mais do que o previsto.
Nesse sentido, a complexidade de faturamento e detalhamento de custos de nuvem também é um obstáculo. Isso porque as faturas de nuvem geralmente incluem, por exemplo, taxas por hora, armazenamento e transferência de dados. Assim, a análise e compreensão dessas faturas pode ser difícil e demorada, dificultando o controle dos custos.
Por fim, a falta de adoção de recursos Cloud Native pode ser o maior vilão dos custos. Hoje, diversas empresas transferem suas arquiteturas on-premises para a nuvem (As is), sem modernizar a infraestrutura. Dessa forma, é possível levar a uma utilização excessiva de serviços de infraestrutura como serviço (IaaS), aumentando significativamente os custos, uma vez que esses recursos foram projetados para serem eficientes em termos de recursos e escalabilidade.
Dicas para controlar os custos em cloud computing
Mas será que existem soluções para esses desafios? A boa notícia é que, sim, existem. Uma alternativa é implementar uma estratégia clara de gerenciamento de custos em nuvem, com ferramentas adequadas de monitoramento e controle. Confira abaixo mais algumas medidas que podem ser adotadas:
– Defina o orçamentos para cada serviço em nuvem utilizado, estabelecendo limites de gastos e monitorando regularmente os custos;
– Utilize as ferramentas de análise e monitoramento de custos para identificar os gastos desnecessários ou mal dimensionados, como insuficiência ou excesso de recursos;
– Use as ferramentas de automação ou scripts para configurar e gerenciar recursos em nuvem, a fim de evitar configurações excessivas que possam contribuir para o aumento de custos;
– Otimize constantemente os recursos em nuvem, ajustando as instâncias e as configurações conforme necessário para garantir o melhor equilíbrio entre performance e custo.
Em suma, o controle de custos em nuvem pode ser alcançado por meio de um planejamento adequado, gerenciamento de faturas e adoção de recursos eficientes Cloud Native. Dessa forma, as empresas conseguem controlar e otimizar os gastos na nuvem, maximizando os benefícios e evitando surpresas desagradáveis nas faturas mensais.
Nesse cenário, a FC Nuvem, frente especializada em cloud e cibersegurança da FCamara, oferece serviços que são guiados por um time multidisciplinar e disponível 24/7 para criar soluções multicloud desenhadas a partir das necessidades da organização. Quer saber mais? Clique aqui!
Comments (0)