Skip to content
imagem dos palestrantes no Tech e Tasty que abordou dados e inteligência artificial na FCamara

Dados e inteligência artificial foram temas do Tech & Tasty da FCamara

Dados, inteligência artificial e o futuro da tecnologia. Esses foram os principais temas abordados no Tech & Tasty da FCamara, em evento promovido em sua sede em São Paulo, realizado na última quinta (26), para seletos convidados como empresários, gestores e profissionais de tecnologia.

O encontro, que teve mediação do VP de Transformação Digital e Inovação da FCamara, Kleber Santos, contou com participações de quatro renomados especialistas: o Head de Digital & E-Commerce do Grupo Vila Nova, Fernando Costa, o CIO da Klabin, Odercio Claro, o  IT Director and Head of System & Technology Innovation LATAM da Ipsos, Mailson Rocha, e o CIO da FCamara, Joel Backschat.

Kleber Santos, da FCamara, abriu o diálogo propondo uma reflexão: qual é o impacto dos dados e da IA no mercado no curto prazo? Segundo Odercio Claro, da Klabin, depende da indústria. “Na Klabin, que é uma indústria de manufatura, tem impactado na análise de imagens, detecção de incêndios e análises preditivas, por exemplo”, disse. 

Para o executivo, as empresas devem estar atentas a três fatores cruciais para não sofrerem impactos negativos. Em primeiro lugar, a qualidade dos dados, uma vez que a tomada de decisões baseada em informações imprecisas pode resultar em problemas significativos. Em seguida, a ética, que levanta questões sobre os limites do uso de dados. E, por último, a cibersegurança, já que usuários da dark web frequentemente estão um passo à frente das corporações.

Joel Backschat, da FCamara, por sua vez, apontou que a aplicabilidade da IA não é uniforme em toda a cadeia de geração de valor. Isso significa que diferentes tarefas podem resultar em impactos tanto ruins quanto bons. 

”Um problema comum nas empresas em questão de segurança é a engenharia social. Um exemplo disso são as pessoas que clicam em links inapropriados. Nesse sentido, a IA generativa acentua ainda mais esse problema, já que pode agravar as questões relacionadas à engenharia social”, comentou.

Como as empresas estão usando dados e aplicando a inteligência artificial?

De acordo com Mailson Rocha, da Ipsos, a confiabilidade dos dados é um fator fundamental para a integridade da análise. “Com o auxílio da IA, é possível estruturar os dados com base em seu histórico. Logo, ao analisar essas informações, podemos identificar tendências e obter insights que orientam as decisões nos negócios”, afirmou. 

Para ele, a junção entre a IA e os profissionais capacitados é essencial para assegurar a qualidade das análises. “A IA deve ser vista como uma ferramenta de apoio, não como uma ferramenta final. Ou seja, seu propósito é apoiar a tomada de decisão e fortalecer a atuação dos profissionais, não substituí-los”, explicou.

Logo depois, Rocha mencionou como a Ipsos está implementando a IA a seu favor de maneira estratégica. “Estamos usando a IA para ajudar o nosso negócio com análise e insights, bem como para melhorar os processos e aumentar a eficiência”, ressaltou.

Fernando Costa, do Grupo Vila Nova, também compartilhou como a empresa está aplicando essas inovações no setor varejista. “Estamos na fase de começar a pulverizar a IA, que tem acelerado nosso processo de automação e desencadeado outras soluções. A ideia é que nossos analistas e o time de operação consigam consumir dados e entender como olhar os processos, assim como o comportamento e a experiência do cliente”, declarou.

Nesse contexto, o próximo passo envolverá a integração com o setor de Recursos Humanos. “Na minha visão, a IA requer a sinergia entre pessoas, tecnologia e processos para ser eficaz. Portanto, acredito que nossa equipe precisa ser bem capacitada para dominar as operações. Isso também permitirá que o setor de Tecnologia da Informação cuide da governança”, contou.

imagem do público do Tech and Tasty sobre dados e inteligência artificial

Vantagens de investir em dados e inteligência artificial

Durante o Tech & Tasty, Backschat e Costa comentaram quais são os principais benefícios de investir em dados e IA nas empresas. Segundo Backschat, a IA abre portas para a criação de novos canais de negócios. 

O especialista enxerga um grande potencial nas IA generativas, prevendo que elas vão se desdobrar em modelos para fomentar novas tecnologias, como os Large Language Models (LLMs), que irão revolucionar o mercado. “As transformações tecnológicas não apenas resultam no surgimento de novos canais de vendas, mas também prometem melhorias no desempenho, na resolução ágil de problemas e no acesso rápido ao conhecimento”, explicou.

Por outro lado, Costa, com foco especial no setor varejista, destacou duas vantagens oferecidas pela IA. Primeiramente, ele enfatizou a capacidade da IA de coletar e analisar informações detalhadas sobre o perfil dos clientes, o que permite uma oferta de serviços mais personalizados.

Isso, por sua vez, fortalece o relacionamento entre as empresas e seus clientes, ao entender e atender às suas necessidades de maneira mais precisa. Além disso, Costa ressaltou o impacto da IA na logística, onde a tecnologia é capaz de fornecer informações valiosas para otimizar o uso de recursos, como na gestão de frete, resultando em uma experiência mais completa para os consumidores.

Quais são as tendências para o futuro?

Um dos destaques do evento Tech & Tasty foi a visão para o futuro apresentada pelos palestrantes. Kleber Santos enfatizou que resistir às IAs não é produtivo e que os desenvolvedores poderão alcançar níveis ainda mais altos de desempenho ao incorporar essas tecnologias em seu trabalho. “Não adianta lutar contra a IA. Acredito que os desenvolvedores serão capazes de entregar resultados ainda mais expressivos com o uso delas”, avaliou.

Em seguida, Fernando Costa comentou o aprimoramento da experiência do cliente e do atendimento humanizado via chatbots, destacando a relevância de oferecer um serviço que vá além das expectativas dos consumidores. 

Já Joel Backschat trouxe à tona o tema blockchain, indicando seu potencial revolucionário e as possibilidades que essa tecnologia traz para diferentes setores. Por fim, Odercio Claro destacou a evolução da computação em nuvem, afirmando que a tecnologia deve ser usada com o propósito de agregar valor aos negócios.

Para o Business Unit Director da FCamara, Roberto Monfort, o evento superou as expectativas. “O Tech & Tasty se destacou pela sua incrível troca de informações e pelo alto engajamento dos participantes, que estavam ávidos por esclarecimentos. O evento também enfatizou a importância de estruturar adequadamente os negócios e de se preparar de forma estratégica para a adoção da inteligência artificial, sublinhando a prioridade de se trabalhar com dados como um passo essencial antes de sua implementação”, observou.

Uma das convidadas do Tech & Tasty, a diretora de Estratégia e Novos Negócios na Melhoramentos, Carolina Alcoforado, compartilhou uma mudança em sua mentalidade após o bate-papo. “Me chamou a atenção a observação dos palestrantes quanto ao tempo de empresa não significa que ela não tenha capacidade de inovar e de continuar inovando seus processos. Também destaco o nível de aplicabilidade que a IA consegue proporcionar para trazer eficiência operacional”, afirmou.

Conclusão

Em síntese, os especialistas enfatizaram no evento Tech & Tasty que estamos vivenciando uma era transformadora, marcada pela ascensão da inovação impulsionada por dados e inteligência artificial, que está redefinindo o cenário empresarial e os paradigmas operacionais das organizações. 

Nesse sentido, o investimento em dados e IA não apenas otimiza a eficiência, mas também reforça a competitividade no mercado, aprimora a satisfação do cliente e fortalece a segurança contra ameaças cibernéticas. Em um mundo onde os dados se tornaram a espinha dorsal das operações, a capacidade de coletar, analisar e aplicar informações de forma inteligente se tornou um diferencial competitivo. 

As empresas que adotam essas tecnologias têm a capacidade de refinar seus processos internos, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões assertivas de forma instantânea. Portanto, o investimento em inovação impulsionada por dados e IA não é mais uma simples opção, mas uma necessidade para aqueles que almejam alcançar o sucesso nessa nova era repleta de oportunidades.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar