Skip to content

Digital Value Creation: como essa metodologia ajuda empresas a ganharem eficiência

Na era da transformação digital e avanços tecnológicos, uma empresa da área da saúde decidiu dar um passo à frente e modernizar seus processos. O objetivo envolvia diversos aspectos, tais como aprimorar a experiência do paciente ao eliminar filas de espera e facilitar o acesso a informações médicas, bem como reduzir a dependência de processos baseados em papel para aumentar a eficiência operacional.

Embora o desafio parecesse complexo, ele foi superado à medida que a empresa encontrou um parceiro estratégico ideal, a FCamara, e adotou a metodologia adequada para solucioná-lo: Digital Value Creation.

Primeiramente, a FCamara identificou que muitos processos operavam de maneira manual e com a utilização de Robotic Process Automation (RPA). Em seguida, os especialistas da FCamara estudaram soluções globais aplicadas nos Estados Unidos e Canadá e tiveram insights para elaborar um plano detalhado de solução.

Como resultado, a FCamara criou uma jornada integrada com as operadoras para tratar da elegibilidade e autorização, incorporando o uso de assinaturas digitais. Essas inovações aprimoraram a experiência do paciente, reduziram o tempo de espera e impulsionaram a sustentabilidade. Além disso, espera-se que os resultados desse projeto sejam ainda mais positivos.

O retorno do investimento, por exemplo, provavelmente será alcançado em 14 meses, demonstrando a eficácia da implementação. Por outro lado, a previsão é que a taxa interna de retorno (TIR) ultrapasse 900% ao longo de 5 anos, evidenciando um impacto financeiro expressivo e duradouro da transformação. 

Tecnologias ajudam a diminuir o uso do papel

Outro ponto que merece destaque é a redução do uso de papel, que diminuirá o impacto ambiental, bem como trará ganhos operacionais expressivos e reforçará as metas de ESG da companhia. A automatização de processos, a digitalização de documentos e a gestão eletrônica de informações oferecem maior precisão e acessibilidade aos dados. 

Isso não apenas otimizará a tomada de decisões internas, mas também aprimorará a qualidade do atendimento ao paciente, ao agilizar a recuperação de históricos médicos e a troca de informações entre profissionais de saúde. Além disso, a redução de papel está diretamente relacionada à economia de recursos financeiros. Os custos associados à impressão, armazenamento físico e gerenciamento de documentos em papel podem ser substanciais. Ao adotar tecnologias que minimizam a necessidade de papel, a empresa poderá direcionar recursos financeiros para investir em inovação.

Tudo isso só será possível graças à metodologia Digital Value Creation. Importante ressaltar que essa abordagem não se limita exclusivamente à área da saúde, mas pode ser adotada em empresas de diversos portes e segmentos, incluindo a indústria. Mas afinal, o que é Digital Value Creation e como ela pode ser implementada?

O que é Value Creation?

Value Creation, ou criação de valor em português, é muito mais do que uma estratégia empresarial. É uma metodologia que visa auxiliar as empresas a inovar, otimizar processos, eliminar desperdícios e identificar alavancas de crescimento.

Além disso, essa metodologia pode ser importante para ajudar na tomada de decisão em um momento desafiador, encontrando oportunidades para automatizar processos, reduzir custos ou até mesmo encontrar novas fontes de receitas.

Qual o propósito do Value Creation?

Imagine-se diante de um obstáculo empresarial complexo, cercado por uma infinidade de opções e perspectivas. Ao se deparar com várias alternativas e critérios de decisão, surge a necessidade de encontrar um caminho que resolva a situação de maneira eficaz e permita tomar decisões embasadas e estratégicas. 

É aqui que entra o Value Creation. Essa abordagem não apenas simplifica o processo decisório, mas também o torna mais confiável e orientado para resultados. Ao desenvolver um business case detalhado, o Value Creation demonstra de forma tangível e quantificável o potencial retorno do investimento necessário. 

Dessa forma, as escolhas deixam de ser baseadas em conjecturas e passam a ser respaldadas por dados concretos, proporcionando uma base sólida para direcionar a empresa em meio às complexidades do cenário empresarial.

Ao adotar essa abordagem, as empresas enfrentam os problemas de maneira mais eficaz e conseguem diagnosticar capacidades de otimização. Além disso, o Value Creation não se limita à resolução de questões isoladas. Ele procura transformar a forma como as empresas operam, promovendo a colaboração entre as equipes e realinhando as estratégias com uma visão de longo prazo. 

Como resultado, os benefícios não se restringem apenas à superação de obstáculos, mas também se estendem a criação de um ambiente empresarial mais dinâmico, capaz de antecipar e abraçar mudanças com agilidade.

Na prática, como a FCamara aplica o Digital Value Creation?

Referência no mercado de tecnologia há 16 anos, a FCamara aplica a metodologia para ajudar empresas de variados tamanhos e setores a aumentar a eficiência operacional, catalisar novas fontes de receita e incorporar os princípios ESG.

Operacionalmente, essa metodologia se desdobra em três etapas: definição da jornada, definição da estratégica e entregas de valor. Na fase de definição da jornada, a FCamara analisa diferentes cenários a fim de selecionar os processos com maior potencial para redução de custos e otimização. 

Ao adentrar na etapa de imersão, ocorre um aprofundamento nos processos priorizados, visando compreender as causas dos problemas identificados, bem como a extensão das oportunidades mapeadas. Com base nessa compreensão, são delineadas as teses de solução mais promissoras.

Já na fase de definição da jornada, a FCamara conduz um estudo das hipóteses de solução, incorporando inclusive comparações de desempenho (benchmarking), a fim de selecionar a abordagem mais promissora em termos de retorno sobre o investimento.

imagem da jornada digital value creation da fcamara

Posteriormente, ocorre a elaboração de uma proposta de trabalho, que engloba um cronograma detalhado, estimativas de investimento e um business case. Esse material expõe o raciocínio que sustenta a viabilidade financeira da proposta, enquanto estabelece expectativas em relação ao retorno do investimento. Além disso, no business case são considerados fatores tais como o grau de incerteza associado, o período necessário para obter retorno e o índice de retorno sobre investimento (ROI).

Saiba mais sobre a FCamara

Por fim, na fase de entrega de valor, a execução do projeto é efetuada, contando com uma equipe interdisciplinar moldada de acordo com as demandas específicas do projeto. Dessa forma, a estratégia de execução é direcionada para alcançar entregas de maneira incremental, favorecendo ciclos de curta duração que possibilitem a rápida percepção dos primeiros resultados.

Em seguida, ocorre a avaliação dos indicadores-chave de desempenho. A abordagem de mensuração dos resultados possibilita validar a viabilidade do business case ou identificar a necessidade de ajustes no projeto.

Para quem busca acelerar com sucesso a transformação do negócio, a FCamara é a parceira ideal para implementar a metodologia Value Creation. Isso porque a FCamara possui um ecossistema de tecnologia e inovação, possibilitando a entrega de uma jornada integral e bem-sucedida.

Com uma expertise sólida nesse campo, a empresa abrange desde consultoria e análise até avaliação e suporte, garantindo a total sustentação do processo. Entre os seus diferenciais, destacam-se a equipe multidisciplinar composta por profissionais altamente qualificados e as parcerias consolidadas com grandes companhias, como a Adobe. 

Além disso, desde 2017, a FCamara mantém um Programa de Formação com o objetivo de desenvolver talentos e revolucionar o mercado de tecnologia. Além de avaliar competências técnicas, a iniciativa dá ênfase às habilidades interpessoais, reconhecendo as soft skills. Para se ter ideia, mais de 37 mil pessoas de todo o Brasil já se inscreveram no Programa e mais de 500 pessoas foram formadas.

E aí, ficou interessado em saber mais? Entre em contato com um especialista clicando aqui e saiba como levar seu negócio a outro patamar.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar