Sobre o que estamos falando? Gestão de e-commerce: o que é, para que serve, erros…
FCamara apresenta Full Digital Commerce no Fórum E-commerce 2023
O Fórum E-commerce Brasil 2023 começou nesta terça-feira (25), em São Paulo, depois de muita expectativa. Em sua 14ª edição, o maior evento de e-commerce da América Latina espera reunir mais de 20 mil pessoas nos três dias de programação.
Segundo a organização, o evento terá mais de 250 palcos simultâneos, mais de 300 palestrantes, bem como empresas expositoras, experiências especiais e oportunidades de geração de negócios. Mais uma vez, a FCamara esteve presente no Fórum E-commerce Brasil 2023 com um estande localizado no E02. Por lá, teve apresentação do Full Digital Commerce, happy hour, sorteio de Alexa, além de brindes e muito mais.
A seguir, confira os highlights das palestras do primeiro dia.
Palestra “Caminhos inovadores para o comércio unificado: integrando a jornada do cliente com IA e automação”, com Leonardo Naressi, co-CEO & CIO da DP6, e Ângelo Vicente, cofundador da Esecom.
No palco do Fórum E-commerce Brasil 2023, os palestrantes exploraram a evolução do comércio unificado (unified commerce) e discutiram as últimas tendências e práticas recomendadas para ajudar as empresas a se manterem competitivas.
Primeiramente, a palestra começou com uma análise do atual cenário de e-commerce. “O Brasil é a quinta economia digital do mundo. Para se ter ideia, quase 182 milhões de brasileiros acessam a internet e o país já soma 565 mil lojas online. Ao que tudo indica, o e-commerce vai quase dobrar a receita nos próximos cinco anos”, comentou o cofundador da Esecom, Ângelo Vicente. De acordo com o executivo, o agronegócio será o próximo setor a ter um boom digital.
Além disso, quando o assunto é omnichannel, o Brasil é o país que mais investe na estratégia. Em seguida, aparece a China, a Índia e os Estados Unidos. Já o co-CEO & CIO da DP6, Leonardo Naressi, explicou o que é o conceito de unified commerce, que integra os diversos canais de vendas e comunicação das empresas, proporcionando uma experiência fluida e consistente para os clientes.
Um dos pontos altos da palestra foi a abordagem sobre como alinhar toda a empresa à jornada do cliente. Os participantes puderam aprender sobre estratégias efetivas que permitem integrar cada aspecto do negócio, desde o marketing até o atendimento ao cliente, com a jornada de compra do cliente. Afinal, a satisfação do cliente não depende apenas do produto ou serviço em si, mas da experiência completa de interação com a marca. Ao aplicar essas estratégias, as empresas podem maximizar a retenção e a lealdade do cliente, criando conexões duradouras e fortalecendo sua posição no mercado.
Outro tópico fundamental abordado na masterclass foi a aquisição de clientes e a experiência do ciclo do pedido. Os palestrantes revelaram as melhores práticas para conquistar novos clientes e, ao mesmo tempo, gerenciar o ciclo do pedido de forma eficiente.
Ao integrar a aquisição de clientes com uma experiência de ciclo de pedido excepcional, as empresas estavam aptas a fortalecer a fidelidade do cliente, transformando compradores ocasionais em verdadeiros defensores da marca.
Palestra “CRM – o marketing do futuro”, com o cientista Silvio Meira da The Digital Strategy Company
Na palestra “CRM – o marketing do futuro”, o cientista Silvio Meira explicou que o Customer Relationship Management (CRM) se refere ao conjunto de estratégias, tecnologias e processos utilizados pelas empresas para gerenciar e aprimorar seus relacionamentos com os clientes. No contexto do marketing, o CRM tem como objetivo entender e atender às necessidades individuais dos consumidores, a fim de construir relações duradouras e personalizadas.
Além disso, Meira destacou que a jornada do marketing do futuro desenha cenários para desenvolver mercados de rede, com o intuito de aumentar a competitividade. “O marketing do futuro redesenha a arquitetura, unifica as operações e reestrutura a organização em si. E o CRM é parte dessa equação para que a gente desenvolva processos e entregue experiências”, disse.
Afinal, o que é Full Digital Commerce?
Com quase duas décadas de experiência em projetos de e-commerce no Brasil, América Latina e Europa, a FCamara desenvolveu o conceito Full Digital Commerce. No estande da FCamara, o público pode conversar com os especialistas e obter uma compreensão mais aprofundada dessa solução.
O Full Digital Commerce oferece uma coleção de serviços personalizados para atender todas as etapas do comércio digital, independentemente do momento em que a empresa se encontra. Atualmente, a jornada do Full Digital Commerce é dividida em três momentos digitais: Experimentação, Consolidação e Inovação, com suporte em quatro pilares essenciais: Estratégia, Construção, Gestão e Sustentação, e Aceleração.
Além disso, a jornada é cíclica, ou seja, cada momento digital contém serviços indicados para cada um dos pilares. O objetivo é que a jornada tenha um direcionador macro, mas seja flexível para se adaptar e criar uma jornada única e personalizada para as dores do cliente.
Com foco no cliente, os especialistas da FCamara trabalham com soluções avançadas para entregar resultados excepcionais – desde a consultoria de negócios até o growth, assegurando uma experiência completa e bem-sucedida.
Conheça os 4 pilares do Full Digital Commerce:
Estratégias:
concepção, modelagem, implantação, amadurecimento e escala de iniciativas digitais, garantindo a eficiência de cada etapa.
Construção:
viabilização da jornada digital com lojas digitais, marketplaces, soluções de pagamento, aplicativos, IA e muito mais.
Gestão e Sustentação:
monitoramento contínuo para ambientes digitais, utilizando abordagens data-driven e contando com especialistas dedicados a estabilizar e escalar os negócios digitais.
Aceleração:
ações de Growth que ampliam o tráfego, qualificam leads, otimizam as taxas de conversão e aprimoram a satisfação do cliente.
Você sabe a diferença entre Full Commerce e Full Digital Commerce?
A diferença entre Full Commerce e Full Digital Commerce reside na abordagem de gestão da operação digital. Enquanto no Full Commerce o parceiro assume a gestão da operação de uma loja online, o Full Digital Commerce vai além, sendo um parceiro orquestrador que endereça dores de negócio e integra a gestão do comércio digital de forma unificada.
Com o Full Digital Commerce, os clientes podem obter uma visão integrada e completa de sua jornada no comércio digital, evitando a fragmentação que pode ocorrer quando diferentes serviços utilizam sistemas ou parceiros distintos. Essa abordagem integrada e especializada permite uma experiência mais consistente para os clientes, garantindo maior eficiência e resultados aprimorados em sua jornada digital.
Que tal acompanhar a cobertura do Fórum E-commerce 2023 em tempo real?
Nós, da FCamara, estamos fazendo a cobertura do Fórum E-commerce 2023 nas nossas redes sociais para te contar as principais tendências e assuntos abordados. Para acompanhar, é só clicar no banner abaixo.
Comments (0)