Skip to content

GPS da saúde: solução facilita locomoção dentro de hospitais

O GPS da saúde, uma solução desenvolvida pelo Grupo FCamara para uma rede de hospitais, é exemplo de como a tecnologia pode impactar de forma positiva os serviços em saúde. A princípio, a ideia teve origem em relatos de pacientes que apontavam, entre suas maiores dificuldades, a locomoção dentro dessas instituições. Seja para encontrar salas, profissionais ou serviços específicos. 

Esses relatos, inclusive, foram consequência de um trabalho de design thinking. Logo, essa atividade estimulou a abordagem de problemas para serem criadas propostas de soluções. Como resultado, o índice de insatisfação dos clientes com a locomoção nos complexos foi alta.

Assim, a FCamara desenvolveu uma solução que utiliza conceitos de “tracking indoor” e visa orientar o deslocamento do paciente no hospital. Isso acontece a partir da conectividade de aplicativo da instituição aos sensores instalados dentro do complexo hospitalar. Esses dispositivos são como sensores que emitem sinais e ajudam a triangular a localização do paciente em relação ao destino desejado, para que o sistema consiga emitir as orientações de deslocamento necessárias.

Além disso, a solução de tracking indoor foi integrada ao aplicativo do cliente, sendo de fácil manuseio. Segundo o diretor da vertical de saúde do Grupo FCamara, Marcos Moraes, a novidade possibilita uma jornada única e humanizada, com o objetivo de elevar a qualidade da experiência do usuário.

“Com a implantação da solução, foi possível guiar de forma personalizada o paciente em todo o complexo hospitalar. Desde sua chegada até o seu atendimento. Inclusive saber o tempo que o mesmo ficou dentro de cada etapa de sua jornada como triagem, anamnese, espera, exames e atendimento. Dessa forma, ao obter essas informações, o hospital terá dados para melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes”, comentou.

Novas tecnologias ganham relevância no mercado

Atualmente, investimentos em tecnologia no setor de saúde ganharam mais relevância. Por exemplo, algumas inovações lançadas recentemente estão impactando a experiência do usuário. Soluções de telemedicina, novos equipamentos e aplicativos que facilitam a vida dos pacientes são algumas delas.

De acordo com um estudo da International Data Corporation, os investimentos em tecnologias no setor de saúde na América Latina devem atingir US$ 1.931 milhões até o final deste ano.

“Com o crescimento do setor de tecnologia dentro da área de saúde passamos a ter pacientes mais exigentes com questões relacionadas à agilidade, praticidade e objetividade no atendimento prestado. Tudo isso estimula ainda mais o desenvolvimento de soluções voltadas a uma boa experiência para os usuários desses serviços”, finalizou Marcos.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar