Skip to content
imagem de um bloco azul escrito AI dentro

Inteligência artificial nas empresas e como aplicá-la no seu ecossistema

A inteligência artificial (IA) está se tornando uma aliada estratégica para resolver o desafio de integração de empresas em ecossistemas corporativos. Com a capacidade de analisar dados complexos, aprender padrões, automatizar tarefas e incorporar grandes volumes de informações, a inteligência artificial vai além da mera automação. 

Em outras palavras, a IA oferece insights profundos e facilita tomadas de decisão estratégicas. Dessa forma, sua habilidade de aprender padrões dinâmicos destaca-se como uma ferramenta valiosa na antecipação de tendências e na otimização de processos. 

Além disso, a IA ajuda na personalização de experiências, adaptando interações com base no comportamento do usuário para aprimorar a satisfação e a eficácia. 

Neste artigo, vamos explorar a utilização da IA nesse contexto, destacando exemplos de aplicação que impulsionaram a área de ecossistema da FCamara.

Principais aplicações de inteligência artificial na FCamara

Multinacional brasileira, a FCamara está presente há 16 anos no mercado, atendendo negócios que fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas. Por meio do seu ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, a FCamara integra visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com os clientes, para proporcionar experiências transformadoras.

Ao definir as prioridades do ecossistema conforme a estratégia de crescimento orgânico e inorgânico da companhia, o time de especialistas da FCamara identificou como ponto de partida que a inteligência artificial poderia ajudar em três planos importantes. Foram eles: melhoria de processos, tomada de decisões baseada em dados e cultura de inovação. 

Em seguida, foi fomentado e experimentado o uso de ferramentas de IA para acelerar as ações necessárias. A seguir, vamos listar as principais aplicações até agora: 

imagem com uma lista das principais aplicações de IA que são listadas no texto em seguida

1. Unificação da governança 

Primeiramente, alinhada ao modelo de aquisição de empresas da FCamara, a companhia assumiu as áreas financeira, contábil e fiscal por meio do centro de serviços compartilhados. Agora, o próximo desafio consiste em integrar e operacionalizar todas essas funções. 

Para enfrentar esse desafio, a FCamara começou a implementar soluções de IA para automatizar a contabilidade, abrangendo a classificação de transações, conciliação bancária e geração de relatórios financeiros, utilizando ferramentas especializadas. Dessa forma, a empresa conseguiu atender as empresas investidas de forma eficiente e com baixo custo. 

A partir dos aprendizados desse experimento, a FCamara aplicou modelos de IA para integrar a visão de gestão financeira e orçamentos. Assim, foi criado dentro de casa um simulador de orçamentos dinâmico, que se ajusta automaticamente com base em parâmetros de mercado e desempenho comercial. 

2. Aceleração das análises contratuais 

Outra função importante assumida durante a aquisição de empresas foi na área jurídica. No início desse processo, foi necessária uma análise geral dos contratos das empresas investidas para avaliar os potenciais riscos e possibilidades de otimização. 

Realizar essa ação manualmente poderia demandar muitas horas. No entanto, com a ajuda de uma ferramenta de leitura de documentos com IA, foi possível diminuir drasticamente esse esforço. Desse modo, foi priorizado o tempo da equipe jurídica para interação com clientes e demandantes internos, focando no atendimento e resolução de problemas provenientes das integrações com as investidas. 

3. Combinação dos materiais comerciais 

Logo depois da assinatura e divulgação de aquisição de uma empresa, a FCamara tem como prioridade incorporar as ofertas, serviços e diferenciais competitivos em seu posicionamento. 

Para isso, a companhia utiliza algumas ferramentas de IA para criar materiais visuais, sugerindo diversas possibilidades de incorporar os slides e conteúdos selecionados no conceito visual e tom de voz da comunicação corporativa. Essa estratégia acelera a atualização desses materiais comerciais e, como resultado, deixa mais eficiente a geração de negócios.

4. Integração de dados CRM e ERP 

Utilizando ferramentas simples de classificação e segmentação de dados disponíveis no mercado, a FCamara conseguiu sanitizar e equalizar as bases de dados dos sistemas utilizados pelas empresas adquiridas. Logo, a companhia conseguiu prepará-los rapidamente para serem integrados nos sistemas unificados de ERP e CRM que são usados na estrutura corporativa. 

Essa aplicação, além de gerar mais eficiência operacional e garantir o acesso aos dados reais para tomadas de decisão, tem um impacto super positivo no processo de onboarding das investidas, integrando-as rapidamente nos processos e no ecossistema.  

5. Aceleração das sinergias comerciais 

Por último, um dos desafios na integração de empresas é usufruir rapidamente das sinergias comerciais entre ambas as operações.

Nesse sentido, a FCamara desenvolveu uma solução que, com a ajuda da GenAI, consegue cruzar o portfólio de serviços entregues com as principais necessidades de mercado dos clientes da base conjunta. 

Isso sugere abordagens comerciais personalizadas, captando a atenção desses clientes durante a apresentação da integração das empresas. Essa estratégia personalizada acelerou a construção dos discursos e também abriu um bom número de oportunidades cruzadas entre as bases nas primeiras interações com cada cliente. 

Em suma, essas aplicações práticas são simples exemplos de como é possível viabilizar o uso de inteligência artificial no contexto de ecossistema. No entanto, o mais importante é se inspirar e se permitir experimentar, pois as adoções são rápidas e os resultados surpreendentes.

A jornada da FCamara na implementação de inteligência artificial: lições e perspectivas

A experiência da FCamara na adoção de inteligência artificial proporcionou insights valiosos para o aprimoramento contínuo. Após os primeiros meses de uso e promoção dessas aplicações, a empresa formalizou um rito para identificar áreas específicas em seu ecossistema que poderiam se beneficiar com a implementação de IAs. 

Essa abordagem, alinhada a metas claras e aos objetivos gerais da empresa, permitiu à FCamara medir o impacto das iniciativas implementadas, proporcionando visibilidade em toda a organização.

Em resumo, construir ecossistemas corporativos funcionais, adaptáveis e preparados para o crescimento contínuo não é trivial. Isso porque a capacidade de equilibrar a inteligência humana com a artificial será uma das grandes alavancas para determinar o valor de uma organização. 

Nesse contexto, a FCamara se destaca ao integrar a IA em diversos processos, planos e ações diárias. Essa estratégia transforma a IA em um catalisador essencial de eficiência e inovação, elementos fundamentais que agregam valor diretamente a qualquer empresa e a posicionam para liderar a próxima onda de transformação. 

Por fim, essa trajetória reforça a importância da integração efetiva de IA nos alicerces empresariais, oferecendo vantagens competitivas e sustentáveis. A continuidade desse comprometimento com a inteligência artificial revela-se como um diferencial estratégico para o sucesso organizacional, consolidando a FCamara como pioneira na incorporação inovadora de tecnologias.

Por Orlando Ovigli da FCamara.

imagem com fundo amarelo e o texto: inscreva-se na newsletter

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar