Skip to content
imagem com um fundo preto e AI escrito em branco

Núcleo de Inteligência Artificial da FCamara terá investimento de R$ 4 milhões

Sobre o que estamos falando?

  • A FCamara criou um núcleo que será o ponto focal estratégico para o desenvolvimento de novas soluções com uso de IA;
  • O núcleo busca viabilizar a criação de novas oportunidades com IA, sejam elas novas propostas de negócios ou melhorias na performance operacional;
  • Para acelerar a implantação de inovações em IA, a FCamara firmou uma parceria com o Distrito.

Receba conteúdos exclusivos!

Um Núcleo de Inteligência Artificial (IA) acaba de ser criado pela multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios. Esse movimento estratégico visa oferecer soluções digitais personalizadas e estratégicas para seus clientes. Além disso, está previsto um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões para o desenvolvimento desse núcleo.

A iniciativa nasce com o intuito de alavancar a inovação e incrementar a eficiência de seus clientes com o que há de mais recente quando o assunto é inteligência artificial. Dessa forma, o núcleo será o ponto focal estratégico para o desenvolvimento de novas soluções com uso de IA que visam eficiência operacional, aceleração das estratégias de negócios, desenvolvimento e expansão de novas fontes de receitas.

Segundo Joel Backschat, CIO da FCamara, o núcleo permite uma compreensão abrangente das necessidades do mercado e das soluções disponíveis, tornando a iniciativa imprescindível. Além disso, o executivo destaca que a empresa já vinha incorporando projetos integrados com inteligência artificial aos clientes e, como resultado, decidiram investir em um núcleo dedicado para direcionar melhor essas novas demandas.

“Nossos clientes visualizam a inteligência artificial como um meio para atingir vários objetivos de negócios, e essa crescente demanda fez com que decidíssemos nos aprofundar nesse universo. Já estamos há algum tempo focados nisso. Investimos em soluções com o intuito de proporcionar projetos exclusivos, o que reforçou a necessidade de criar um centro especializado para acelerar essas iniciativas”, conta Joel.

Núcleo de Inteligência Artificial vai viabilizar a criação de novas oportunidades

O núcleo busca viabilizar a criação de novas oportunidades com Inteligência Artificial, sejam elas novas propostas de negócios ou melhorias na performance operacional. Liderado por Joel, a frente estratégica será localizada dentro da sede da FCamara, em São Paulo, e será dividida em dois grupos principais.

Primeiramente, Research and Resolve será focado em pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de IA para endereçar  desafios de mercado. O Connect and Construct, por sua vez, será composto por lideranças-chave do grupo, responsável por compartilhar experiências em projetos e buscar soluções dentro do ecossistema da FCamara

“Este time participa desde a concepção de modelos de negócios até a construção e crescimento de cada iniciativa, entregando soluções que abrangem todos os aspectos necessários para a criação de novas frentes de ação ou de aperfeiçoamento de processos. Tudo isso utilizando a IA como elemento central, transformando dados em transações”, destaca Backschat.

2 exemplos de projetos do Núcleo de Inteligência Artificial que você precisa conhecer

No último ano, a FCamara desenvolveu um framework de trabalho com AI e criou uma estrutura para empresas que quisessem incorporar a tecnologia em seu universo. Isso envolve, por exemplo, a criação de data lakes, estruturação de dados, bolhas de experimentação e machine learning. Só depois disso é que devem avançar para IA Generativa, quando o conhecimento e a prática estiverem consolidados. 

Importante ressaltar, no entanto, que não se trata apenas de desenvolver novas soluções com uso de IA, mas também de acelerar a adoção dessas ferramentas, auxiliando os clientes na rápida integração da tecnologia em seus negócios, com estratégias completas, convertendo as necessidades individuais de cada um. “Não queremos levar uma solução pronta, e sim desenhar cada uma delas em parceria com nossos clientes, personalizada, de acordo com os casos específicos”, reforça o CIO.

O Núcleo de IA da FCamara já tem alguns projetos em andamento. Um deles se refere ao acompanhamento de containers. A equipe desenvolveu uma solução que integra vários processos, antes realizados de forma manual. Por meio de uma assistente virtual, foi possível gerenciar e comparar informações de variados serviços, proporcionando atualizações precisas sobre os containers aos parceiros.

Outro projeto em andamento é um comparador de produtos. Nessa demanda, foi desenvolvida uma ferramenta para marketplaces que identifica se um produto já está cadastrado na base, sugerindo otimizações para torná-lo mais atraente ao consumidor final. 

imagem com elementos tecnológicos que remetem ao núcleo de inteligência artificial da fcamara

Vantagens de aplicar a inteligência artificial nas empresas

A Inteligência Artificial tem se tornado uma força transformadora em praticamente todos os setores da economia, oferecendo novas oportunidades e vantagens competitivas para as empresas que a adotam. 

O uso da IA nas empresas não apenas otimiza operações, mas também habilita novas formas de inovação, melhora a experiência do cliente e impulsiona o crescimento sustentável. 

Entre as vantagens de aplicar a IA em empresas, destaca-se o aumento da eficiência e produtividade. Utilizando a automação de processos rotineiros e empregando algoritmos inteligentes, as empresas conseguem executar tarefas com maior rapidez e menos erros, permitindo que os colaboradores foquem em atividades de maior valor agregado.

Ademais, a IA tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, o que facilita uma tomada de decisões mais ágil e informada. Essa habilidade de processar e analisar conjuntos de dados pode revelar insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor, tendências de mercado e eficiência operacional. 

Com isso, as empresas podem fundamentar suas estratégias em dados sólidos, minimizando incertezas e elevando a precisão de suas decisões estratégicas.

Por fim, a IA possibilita que as empresas ofereçam experiências altamente personalizadas aos seus clientes. Analisando os dados de comportamento do cliente, é possível personalizar comunicações, bem como recomendações de produtos e serviços, o que eleva a satisfação e fidelidade do cliente. 

Essa personalização pode ser implementada em diversos pontos de contato com o cliente, desde chatbots inteligentes até interfaces de usuário adaptativas, garantindo uma experiência única e memorável para cada usuário.

Parceria com o Distrito

Para acelerar a implantação de inovações em Inteligência Artificial, a FCamara também se juntou ao Distrito, plataforma de inovação que exponencializa resultados de negócios por meio de novas tecnologias. 

Atualmente, a multinacional é uma das apoiadoras do GenAI Lab, programa do Distrito que reúne empresas, startups, fundos de venture capital e demais participantes do programa que atuam com IA generativa. 

Essa parceria beneficiará os clientes da multinacional que terão acesso às principais novidades  do mercado. Além disso, a FCamara será mentora de diversas startups que fazem parte do programa, compartilhando o know-how sobre o assunto, além de todo conhecimento que existe em seu ecossistema de tecnologia e inovação.

“Estamos muito animados com a parceria. Ela faz parte da nossa estratégia para nos manter na vanguarda do tema IA. Estando inseridos neste lab, poderemos identificar parcerias futuras com empresas que estejam desenvolvendo soluções para acelerar as estratégias dos nossos clientes da FCamara. Eles terão acesso, em primeira mão, às soluções que estão sendo criadas no Lab da Distrito. Ou seja, estamos trazendo a inovação direto da fonte”, finaliza Joel.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar