Skip to content
fotografia do estande da FCamara no Forum E-commerce 2023

Último dia do Fórum E-commerce 2023 discute tendências do comércio digital

O terceiro e último dia do Fórum E-commerce 2023 foi marcado por palestras inspiradoras, muita qualificação e networking. Segundo a organização do evento, a maior feira de e-commerce da América Latina teve mais de 21 mil participantes inscritos. Abaixo, leia os destaques de hoje.

Influência digital: o soft skill do empreendedor do século XXI, com a COO e co-fundadora de Brunch, Ana Paula Passarelli.

Atualmente, a habilidade de influenciar tem um papel importante para o sucesso de qualquer negócio. Reconhecendo a importância dessa habilidade comportamental, a palestra “Influência digital: o soft skill do empreendedor do século XXI” com a COO e co-fundadora da Brunch, Ana Paula Passarelli, destacou a relevância do tema e como ele pode moldar o destino de uma marca. 

Na oportunidade, Passarelli pontuou que a influência é uma habilidade necessária para as lideranças, pois pode impactar diretamente nos resultados das organizações. “Quem está dentro da empresa, como os funcionários e o dono, é 325% mais influente do que as celebridades. Basicamente, um influenciador lifestyle influencia por conta do status e cria uma conexão superficial com a audiência. Já uma liderança influente, por sua vez, inspira por conta das experiências de vida e especialidades, bem como desenvolve uma conexão baseada em valores e proximidade com a comunidade”, falou. 

Além disso, foi comentado como o mundo digital nos mostra um fenômeno interessante e transformador: o surgimento de diversos influenciadores que, ao longo do tempo, conquistaram não apenas visibilidade, mas também uma identidade forte e distintiva que os tornou verdadeiras marcas. 

Essa convergência entre influenciadores e marcas representa uma simbiose poderosa. Logo, os influenciadores trazem consigo a capacidade de humanizar as marcas, agregando autenticidade e credibilidade à comunicação corporativa. Enquanto isso, as marcas oferecem aos influenciadores recursos e oportunidades para expandirem ainda mais seu alcance e impacto. 

Essa mudança no cenário do marketing e do branding é uma resposta à crescente demanda do público por conexões significativas com as marcas em que confiam. Os consumidores desejam mais do que apenas produtos e serviços; eles buscam se identificar com os valores e propósitos das empresas, além de desejarem uma experiência personalizada e envolvente ao interagirem com as marcas. 

Como resultado, as estratégias digitais estão passando por uma revolução, com a colaboração entre influenciadores e marcas sendo uma das principais tendências desse novo panorama. À medida que essa parceria continua a se desenvolver, podemos esperar uma interação ainda mais autêntica entre as empresas e seus públicos, criando um futuro promissor para o universo do comércio digital.

A história do Bueno Wines, com o narrador esportivo e jornalista Galvão Bueno

Com um tom bem-humorado, o narrador esportivo e jornalista Galvão Bueno subiu ao palco de Marketing e Vendas, cumprimentando a plateia com uma versão adaptada de um de seus famosos bordões: “Bem amigos… do Fórum E-commerce!”. Com quase cinco décadas de carreira na televisão, Galvão foi convidado para compartilhar sua trajetória empreendedora com a marca de vinhos Bueno Wines. 

De acordo com ele, sua paixão pelos vinhos europeus foi intensificada durante suas experiências em países como Portugal, Espanha, França e Itália, onde mergulhou na rica cultura vinícola das regiões. Essas viagens culminaram em uma conexão profunda com a bebida, levando-o a conhecer produtores e estudar as particularidades das diferentes variedades de uvas.

Dessa forma, ele aprendeu a apreciar as nuances presentes em cada vinho, compreendendo como cada garrafa e safra são únicas e distintas. “Depois que comecei a visitar vinhedos e conhecer pessoas envolvidas na produção de vinhos, minha paixão cresceu a ponto de transformá-la em um negócio”, compartilhou Galvão. 

O apresentador enxergou o potencial do Brasil no mercado de vinhos, uma vez que o país ocupa o 16º lugar em consumo de vinho no mundo e o 21º lugar em consumo per capita. Contudo, a pandemia trouxe desafios inesperados para a indústria de bebidas, já que festas e eventos foram cancelados, assim como os hotéis e restaurantes enfrentaram restrições. Foi nesse momento delicado que a Bueno Wines encontrou uma solução essencial: o lançamento do seu e-commerce. 

Essa estratégia permitiu que a empresa alcançasse clientes em todo o país, tornando-se um canal de vendas consolidado. Galvão não hesitou em expressar a importância do e-commerce na sobrevivência da marca: “Com certeza, o e-commerce salvou a indústria de bebidas e a minha marca. Hoje, representa 50% do nosso faturamento”. 

Em suma, a história de Galvão e sua jornada no mundo dos vinhos mostrou como a paixão e o empreendedorismo podem se unir para superar desafios, impulsionando o crescimento de um negócio e a consolidação de uma marca. A Bueno Wines é um exemplo de como um modelo de negócios inovador, como o e-commerce, pode não apenas ser um meio de adaptação às mudanças do mercado, mas também uma ferramenta poderosa para o sucesso no cenário empresarial.

imagem com o fundo laranja e o texto Full Digital Ecommerce Quero Conhecer

O poder dos dados para alavancar negócios na relação varejo-seller, com a diretora Retail Media, Trade Marketing & Monetização de Dados do Carrefour, Cristiana Leal.

Vivemos na era da Big Data, um cenário em que a quantidade de informações disponíveis é maior do que nunca. Nesse contexto, a utilização inteligente de dados tornou-se um fator determinante para o sucesso dos negócios, especialmente para o varejo. 

A palestra, ministrada pela diretora de Retail Media, Trade Marketing & Monetização de Dados do Carrefour, Cristiana Leal, desvendou os segredos de como a utilização estratégica de dados pode transformar empresas e impulsionar resultados. 

A masterclass destacou três passos fundamentais para o uso de dados: cultura, pessoas e negócios. A transformação cultural consiste em evoluir na forma como os dados são utilizados, saindo do ambiente interno e compartilhado para um novo conceito colaborativo conhecido como “data clean room“, um ambiente seguro e codificado que enriquece os dados e os torna prontos para análises. 

Um aspecto essencial nessa jornada é o desenvolvimento de uma cultura data-driven, na qual o uso de dados se torna parte integrante do dia a dia das organizações. Essa abordagem tem como resultados ações mais efetivas em canais omnichannel e a desmistificação do uso de tecnologias complexas, permitindo que equipes utilizem dados com confiança e assertividade. 

Em 2022, o mercado global de dados movimentou cerca de 1,68 bilhões de dólares. Agora, a expectativa é que esse número cresça exponencialmente, atingindo a marca de 7,47 bilhões de dólares até 2026”, antecipou a executiva. 

Para os sellers do varejo, compreender a importância dessas informações é vital. Afinal, os dados fornecem informações valiosas sobre os clientes, suas preferências e necessidades, possibilitando melhorar a experiência do consumidor e, consequentemente, aumentar o número de vendas. 

Em resumo, a plenária trouxe à tona a importância da cultura data-driven, destacou a relevância crescente da utilização de dados e revelou como essas informações podem transformar a maneira como as empresas conduzem seus negócios. Diante do crescente mercado de dados, a capacidade de interpretar e aplicar esses insights é o que determinará os líderes do amanhã, e o Carrefour se coloca na vanguarda dessa revolução data-centric.

Quer conferir os melhores momentos da cobertura do último dia do Fórum E-commerce 2023?

Nós, da FCamara, realizamos a cobertura do Fórum E-commerce 2023 nas nossas redes sociais para te contar as principais tendências e assuntos abordados. Para conferir os conteúdos, é só clicar no banner abaixo.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar