Skip to content

Web Summit Lisboa: confira os insights do dia 2/11/2022

O Web Summit Lisboa, o principal evento de tecnologia e inovação do ano, iniciou o segundo dia de programação, na Altice Arena e nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, em Portugal.

Desde já, nós, do Grupo FCamara, estamos acompanhando presencialmente a conferência. Segundo a organização do Web Summit Lisboa, mais de 70 mil pessoas devem prestigiar o evento, que acontece até o dia 4 de novembro. 

Por aqui, marcam presença mais de 2,3 mil startups e empresas de tecnologia de vários níveis. Uma novidade desta edição é que a programação conta com quatro novos palcos. Assim, o público pode participar de 26 trilhas temáticas de assuntos variados, como robótica, fintechs e criptomoedas.

Desde que as palestras começaram, o público já conferiu insights de gigantes da tecnologia e líderes empresariais. A seguir, separamos os principais highlights para você. 

Principais insights de especialistas renomados no Web Summit Lisboa

Palestra “Como os criadores estão transformando a economia de consumo?”, com Caspar Lee e Sasha Kaletsky.

Primeiramente, Caspar Lee e Sasha Kaletsky são líderes da empresa Creator Ventures, que vai investir US$ 20 milhões globalmente em 50 startups de internet de consumo em estágio inicial.

A princípio, a ideia é financiar e ajudar a apresentação de criadores de mídia social, bem como músicos famosos, atletas e personalidades da TV. Além disso, a iniciativa tem o foco de evoluir a forma como as pessoas interagem.

Antes de investir na Creator Ventures, Lee foi cocriador da Influencer.com, uma plataforma para simplificar o processo de marketing de influenciadores para anunciantes e criadores.

Um diferencial da plataforma, inclusive, é que ela dá aos contratantes acesso a uma rede de macro e micro criadores pré-aprovados por uma curadoria que leva em conta autenticidade, qualidade e criatividade. “Isso une descoberta de criadores, gerenciamento de relacionamento com quem produz conteúdo e relatórios de campanhas, além de insights acionáveis”, disse Lee.

Em seguida, Lee comentou que observou um crescimento significativo em comentários e likes durante a pandemia, assim como encontrou dificuldade em produzir conteúdo, já que prefere filmar em locais externos. “Nós criamos nossa audiência porque era divertido, não porque queríamos nos tornar influenciadores”, comentou. 

Por fim, o especialista alertou a importância de identificar creators relevantes para as campanhas de marketing de influência. Afinal, vale lembrar que os influenciadores ajudam a construir a conversa sobre as marcas. Isso é, inclusive, um tipo de campanha de marketing que complementa outras estratégias.

Palestra “Como se promover online?”, com Julie Smith e Alex Zaccaria.

Antes de mais nada, você já ouviu falar em Julie Smith? Ela é psicóloga clínica e virou estrela do TikTok na pandemia dando dicas sobre insegurança, medo, estresse, etc. 

Atualmente, ela tem mais de 3 milhões de seguidores e se diz motivada em transmitir técnicas simples que façam diferença real na vida das pessoas. Como a psicologia é uma área confidencial e individual, atuar em canais digitais foi assustador para Julie no início. 

Contudo, sempre que tinha contato com alguém na terapia que havia aprendido alguma técnica, ela sentia que seria injusto manter esse conhecimento dentro do espaço terapêutico. Então, ela decidiu compartilhar suas experiências na internet. 

Já Alex Zaccaria é co-fundador e CEO da Linktree. Se você usa Instagram, sabe que a inclusão de links na descrição do perfil (bio) é restrita. Provavelmente, você reparou em uma URL com o nome da empresa de Alex. 

Trata-se de uma plataforma que oferece a usuários habilidades de conectar seguidores em todo o ecossistema online. Ou seja, com Linktree você adiciona todas as URLs dos seus perfis sociais, site e o que mais for relevante para a sua presença digital. A solução cria um micro site com botões para os links de destino adicionados na “árvore”. 

Palestra “Aproveitando 100 anos de dados de beleza”, com Stephane Lannuzel e Isabel Gomez.

No palco do Web Summit, o diretor de beleza da L’Oréal Global, Stephane Lannuzel, e a chefe de dados da L’Oréal Global, Isabel Gomez, contaram como a empresa está fazendo uso de inteligência artificial para inventar a beleza do futuro e criar experiências inigualáveis para os consumidores. 

Um exemplo é o ModiFace, algoritmo proprietário de realidade aumentada que possibilita aos consumidores diagnosticarem peles e cabelos com altíssima precisão, utilizando apenas a câmera do smartphone.

Além disso, o ModiFace deve possibilitar testar virtualmente centenas de tons de maquiagem em questão de minutos. De acordo com os executivos, outros produtos inovadores da marca prometem revolucionar o mercado, como o Colorsonic e o Coloright.

Palestra “O espaço não é só para bilionários”, com Anna Sainsbury e Delian Asparouhov.

Durante o painel, os especialistas abordaram a fabricação de produtos em gravidade zero no espaço. Também falaram sobre o envio para a terra em módulos de re-entrada com segurança e localização monitoradas com tecnologia de ponta.

O cofundador e presidente da Varda Space Industries, Delian Asparouhov, comentou que firmou um contrato com a Nasa para acelerar o desenvolvimento de sua tecnologia de re-entrada na órbita terrestre.  

Atualmente, a Varda oferece mais do que um módulo de retorno do espaço para o planeta terra. Isso porque a empresa criou uma plataforma para fabricação no espaço, com uma variedade de casos de uso da vida real na Terra. Inclusive, a fabricação em microgravidade fornece aplicações que incluem produtos farmacêuticos, testes hipersônicos e fibra óptica. 

Por outro lado, a CEO e cofundadora da GeoComply, Anna Sainsbury, falou que, dentre os ramos de atuação da GeoComply, está o universo de games online, onde é possível prever ameaças emergentes ao detectar técnicas avançadas de falsificação de local, como proxy sobre VPN e sequestro de IP residencial.

Grupo FCamara terá um estande no Web Summit Lisboa no dia 3/11

Em suma, esses foram os principais destaques do dia. Amanhã (3), a FCamara estará com um estande (B608, no Pavilhão 4) para apresentar as novidades da plataforma Imagine

Para não perder nenhum detalhe do evento, continue acompanhando a nossa cobertura aqui no blog ou nas nossas redes sociais.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar