Skip to content
imagens de elementos que remetem à metodologia ágil

Metodologia ágil: o que é, 12 princípios e como implementar

Sobre o que estamos falando?

  • Metodologia ágil divide o projeto em iterações curtas e ciclos rápidos, enquanto um projeto tradicional poderia levar anos até chegar na fase de entrega;
  • Benefícios do uso de metodologia ágil nos negócios;
  • Como implementar a metodologia ágil na sua empresa.

Receba conteúdos exclusivos!

O mundo está em constante mudança e a agilidade se tornou a chave para o sucesso dos negócios. 

As metodologias ágeis, com sua flexibilidade e foco na colaboração, surgem como uma alternativa poderosa às abordagens tradicionais, proporcionando maior eficiência, produtividade e entrega rápida de valor nas empresas.

Inclusive, ao adotar práticas ágeis, a organização consegue acelerar o desenvolvimento de seus produtos e serviços e ainda fomentar uma cultura de inovação e agilidade.

Se o tema metodologia ágil ainda é algo novo para você, continue a leitura a seguir e descubra como aplicá-la na sua equipe para alcançar os melhores resultados. 

O que é metodologia ágil?

Metodologias ágeis ou agiles são um conjunto de filosofias e práticas de processos de trabalho em equipe que visam o desenvolvimento de softwares e projetos de forma iterativa. 

Basicamente, em vez de planejar tudo em detalhes com antecedência, os métodos ágeis propõem a adaptação contínua conforme às mudanças e são adaptáveis de acordo com feedbacks dos clientes.

Além disso, o agile enfatiza o trabalho em pequenos blocos, conhecidos como sprints, que permitem avaliações periódicas do progresso e reajustes nas metas, garantindo que o produto final esteja mais alinhado com as expectativas do cliente e do mercado. 

O que é o manifesto ágil?

Em 2001, 17 líderes da indústria se reuniram para definir os valores e princípios que guiam as metodologias ágeis e definiram o Manifesto Ágil, que é a base fundamental dessa filosofia e destaca a importância de:

  • Priorizar indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas; 
  • Criar ou adotar o uso de software funcionais em vez de se preocupar em ter uma documentação extensa e completa;
  • Colaboração com o cliente em vez de negociação de contratos;
  • Resposta baseadas em mudanças, em vez de seguir um plano rígido.

imagem de uma tela de tablet com metodologia ágil

Princípios do manifesto ágil ou agile

Você sabia que o manifesto ágil ou agile apresenta 12 princípios diferentes? A seguir, resumimos cada um deles para facilitar o seu entendimento!

1. Foco em pessoas e comunicação

Valorizar indivíduos e interações acima de processos e ferramentas, criando ambientes propícios para a colaboração, com uma comunicação aberta e trabalho em equipe.

2. Software funcional em primeiro lugar

Prioriza a entrega de um software funcional que atenda às necessidades do cliente com entrega frequente de valor, em vez de focar no desenvolvimento de documentações extensas e detalhadas.

3. Parceria contínua com o cliente

Colaboração constante com o cliente ao longo do projeto, com adaptação do software conforme as mudanças e feedbacks dos clientes para garantir a satisfação.

4. Adaptação às mudanças

Encara a mudança como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, para se adaptar rapidamente às novas necessidades e desafios do mercado.

5. Pessoas mais motivadas

Criar um ambiente de trabalho motivador e inspirador para as equipes, reconhece e valoriza as contribuições de cada indivíduo.

6. Autonomia e auto-organização da equipe

Confiança na capacidade de auto-organização e desenvolvimento de habilidades, para que as equipes tenham autonomia para tomar decisões e se organizarem de forma eficaz.

7. Foco no ritmo sustentável

Permite que a equipe trabalhe de forma consistente e produtiva, sem sobrecarga de trabalho, com equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

8. Excelência técnica e de design

Valoriza a excelência técnica e o design de software de alta qualidade. Nesse sentido, prioriza a construção de códigos limpos, robustos e fáceis de manter.

9. Simplicidade como essência

Simplicidade em tudo que se faz, evitando soluções complexas e desnecessárias que podem atrapalhar o progresso.

10. Eficiência através da colaboração

Tem como foco otimizar o trabalho em equipe para alcançar melhores resultados. Por isso, a comunicação, colaboração e sinergia são muito valorizadas.

11. Ciclo contínuo de melhoria

Reflexão e adaptação constantes sobre o processo de desenvolvimento para corrigir e aprender com os erros.

12. O cliente como foco do sucesso

Priorizar a satisfação do cliente é a principal medida do sucesso. Afinal, a adoção dessa abordagem ajuda a garantir que cada decisão e ação contribua para melhorar a experiência do cliente e torná-la mais satisfatória.

diferenças entre metodologia ágil escritas no texto

Qual a diferença entre metodologia tradicional e metodologia ágil?

As metodologias tradicionais, como o modelo mais comum, chamado de cascata, seguem uma abordagem sequencial: cada fase do projeto é concluída antes de passar para a próxima. 

Já a metodologia ágil divide o projeto em iterações curtas e ciclos rápidos, que costumam ser medidos em semanas ou meses, com entregas de resultados ao final de cada ciclo, enquanto um projeto tradicional poderia levar anos até chegar na fase de entrega. 

Assim, o trabalho pode ser ajustado conforme novas informações e feedbacks recebidos de clientes, principalmente. Isso torna a metodologia ágil mais adaptável às mudanças e incertezas, enquanto as metodologias tradicionais tendem a ser mais inflexíveis. 

Acompanhe a comparação das principais diferenças na tabela abaixo:

CaracterísticaMetodologia TradicionalMetodologia Ágil
PlanejamentoDetalhado e rígido, com foco no longo prazo.Flexível e adaptável, com foco no curto prazo.
ComunicaçãoFormal e hierárquica.Informal e aberta, com foco na colaboração.
FeedbackMínimo e tardio.Constante e frequente.
EntregaFoco no final do projeto.Foco em entregas frequentes de valor.

Benefícios do uso de metodologia ágil nos negócios 

Os benefícios do uso de metodologias ágeis nos negócios são diversos. Inclusive, podemos destacar a flexibilidade e adaptabilidade, aumento da eficiência e produtividade, melhorias na colaboração e comunicação, entre outros. 

Acompanhe mais detalhes sobre as vantagens a seguir:

Flexibilidade e adaptabilidade

As metodologias ágeis permitem que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado, às exigências do cliente e até mesmo das condições internas da empresa, como troca de lideranças ou de membros das equipes, estruturas de times, etc. 

Isso significa que as organizações podem ajustar suas estratégias e prioridades de acordo com as necessidades e evoluir sempre. 

Melhoria da colaboração e comunicação entre os times

Ao dar ênfase na comunicação constante e na colaboração entre os membros das equipes, torna-se mais fácil promover um ambiente de trabalho produtivo e integrado.

Essa abordagem incentiva a troca de ideias e a resolução de problemas de forma coletiva, o que pode aumentar a eficiência e a criatividade. 

Entrega de valor mais rápida

Ao adotar abordagens iterativas, as metodologias ágeis possibilitam que as equipes entreguem valor de forma mais rápida e constante. 

Essa prática mantém os clientes engajados e satisfeitos, uma vez que recebem produtos ou serviços funcionais em intervalos menores de tempo. 

Aumento da eficiência e produtividade

Com um time colaborativo, uma comunicação eficaz e a entrega de valor contínua, as metodologias ágeis ajudam as equipes a trabalharem de forma mais eficiente e produtiva, utilizando os recursos da empresa de maneira eficaz e com maior capacidade de cumprir prazos e metas.

Leia também: Data analytics: o que é e como pode ajudar sua empresa?

imagem de duas mulheres sorrindo e colando post-it

Como implementar a metodologia ágil na sua empresa?

Implementar a metodologia ágil nas empresas é mais do que uma simples transição de processos; é uma mudança cultural que redefine a forma como as equipes trabalham e colaboram para alcançar objetivos comuns. 

Por isso, a implementação da metodologia ágil envolve uma série de etapas, começando pelo planejamento estratégico e indo até a avaliação e adaptação contínuas. 

Isso inclui educar a liderança sobre os princípios e valores ágeis, estabelecer rituais e ferramentas para apoiar o processo, capacitar os colaboradores para entender e adotar as práticas ágeis, e realizar projetos piloto para testar e ajustar a abordagem, conforme necessário.

Nos tópicos abaixo, explicamos detalhamento como implementar essa metodologia na sua organização. 

Comece pelo planejamento

Para adotar a metodologia ágil, é preciso definir objetivos claros e estabelecer um plano de implementação, identificando os processos que serão adaptados e os recursos necessários. 

Portanto, é importante definir com clareza os objetivos do projeto, as necessidades dos clientes e as principais entregas.

O próximo passo será o mapeamento das partes interessadas, identificando todos os envolvidos no projeto, seus papeis e expectativas. 

Depois, será preciso determinar o escopo inicial do projeto, com flexibilidade para adaptações ao longo do caminho.

Faça com que a liderança entenda os princípios ágeis

Com o planejamento definido, é hora de educar os líderes sobre os princípios e valores ágeis, demonstrando os benefícios que a metodologia pode trazer para a organização. 

Afinal, líderes capacitados serão os defensores dos princípios ágeis dentro da empresa.

Durante os rituais com os times, as lideranças devem se comunicar de forma aberta e honesta entre todos os níveis de profissionais e inserir a cultura de aprendizagem contínua, sempre com foco em promover um ambiente onde o aprendizado e a adaptação sejam valorizados.

Estabeleça rituais e ferramentas

Uma das etapas da metodologia ágil é estabelecer rituais, como reuniões diárias curtas (também chamadas de dailies), planejamentos de sprint e retrospectivas, para manter o foco e a comunicação.

Além disso, é necessário adotar o uso de ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis que apoiem o processo, como quadros Kanban e ferramentas de gerenciamento de projetos, para acompanhar o progresso e visualizar o fluxo de trabalho.

Treine os colaboradores

Para implementar o agile no dia a dia da sua empresa, também será preciso capacitar os colaboradores com treinamentos e workshops sobre metodologia ágil, simulações e práticas específicas, para que entendam práticas e valores e adotem, de fato, princípios ágeis.

Por isso, você deve oferecer mentoria e suporte sempre que necessário, para auxiliar os times na jornada de aprendizado e adaptação.

Faça um projeto piloto

Inicie com um projeto piloto para testar a metodologia ágil em um ambiente controlado, identificando e resolvendo desafios antes de expandir a aplicação para toda a empresa. 

Um bom exemplo é projetar aplicativos para facilitar a acessibilidade entre usuário e serviço.

Um plano de marketing é outro exemplo que geralmente é construído baseado em ciclos de atualização, permitindo avaliar como a mensagem está sendo recebida pelo público e, ao mesmo tempo, testar linguagens, formatos ou plataformas.

Nesse caso, comece com um projeto piloto de menor escala para testar a metodologia e identificar pontos de melhoria. 

Depois, avalie os resultados coletando feedbacks e ajustando a rota conforme necessário e sempre compartilhe os resultados e aprendizados do projeto piloto com toda a empresa para gerar entusiasmo e engajamento.

Avaliar e adaptar regularmente

É essencial avaliar continuamente o progresso e os resultados obtidos com a Metodologia Ágil, realizando ajustes conforme necessário para garantir eficácia e relevância contínuas.  Acompanhe também a performance da equipe e reúna feedback de todas as partes interessadas para identificar oportunidades de melhoria.

Exemplos de metodologias ágeis

Você sabia que existem diversos tipos de metodologias ágeis que podem ajudar seu time a alcançar o máximo potencial? Abaixo, fizemos uma seleção das metodologias mais usadas nos dias de hoje:

Kanban

O foco do Kanban é na visualização do fluxo de trabalho e tarefas, com entregas graduais de valor. 

Aqui, as tarefas são representadas como cartões em um quadro e são movidas de uma etapa para outra conforme o progresso do projeto.

Já ouviu o termo “pare de começar e comece a terminar”? É o lema da metodologia ágil Kanban.  Isso porque, a ideia é manter o time em fluxo produtivo e não apenas em estado de ocupação.

Leia também: Squads: o que é e como funciona?

Lean

Baseada nos princípios do Lean Manufacturing, a metodologia Lean visa eliminar desperdícios e maximizar o valor entregue ao cliente, a partir de processos enxutos e eficientes. 

Isso significa que é perfeita para empresas que buscam eliminar desperdícios e otimizar processos, com foco na eficiência e na qualidade. 

Scrum

O Scrum é uma estrutura de trabalho dividida em sprints curtas (que têm duração de três a quatro semanas) e com papeis dos membros da equipe bem definidos (Scrum Master, Product Owner e Development Team). 

Inclusive, o Scrum segue cerimônias fixas, com reuniões de planejamento, revisão e retrospectiva.

Um exemplo de sucesso baseado na metodologia ágil Scrum é o mercado de jogos online. Nesse caso, ela permite lançar uma versão inicial, testar a reação do público e, aos poucos, adicionar ou modificar mapas, personagens e funcionalidades a cada atualização. 

XP (Extreme Programming)

Práticas como programação em pares, testes unitários e integração contínua estão presentes na metodologia XP, com o objetivo de garantir a qualidade do código e a entrega frequente de valor. 

É utilizado um framework para gerenciar projetos complexos, dividindo o trabalho em ciclos de desenvolvimento chamados sprints, com duração fixa e entregas pontuais.

Crystal

Por fim, a metodologia Crystal conta com uma família de metodologias ágeis que se adaptam às diferentes necessidades e contextos dos projetos, promovendo a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe.

exemplos de metodologia ágil escritos no texto

Metodologia ágil: uma abordagem poderosa para impulsionar a inovação

As metodologias ágeis não são fórmulas mágicas para as empresas e equipes, mas sim um conjunto de ferramentas e práticas que podem ser adaptadas à realidade de cada negócio. 

Hoje, a metodologia ágil tem se mostrado uma abordagem poderosa para impulsionar a inovação e a eficiência nas empresas, permitindo que elas respondam rapidamente às demandas do mercado e entreguem valor de forma consistente. 

Ao adotar princípios como flexibilidade, colaboração e entrega contínua, as empresas conseguem prosperar em um ambiente empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo.

Aqui na FCamara, os Agile Pods e Squads desenvolvem e cuidam de produtos digitais de forma ampla. Com o Agile Engineering, é possível dar visibilidade para empresas, a partir da cultura de formação e compartilhamento de conhecimento. Auxiliamos os tech leaders a entregar softwares eficientes e com acompanhamento de métricas inteligentes. 

Quer saber mais? Converse com nosso time de especialistas.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top