Skip to content
fotografia do palco do Fórum E-commerce com um palestrante discursando

Segundo dia do Fórum E-commerce 2023 debate negócios digitais

O segundo dia do Fórum E-commerce 2023 entregou conteúdos de alto nível no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A programação contou com palestras sobre tecnologia, marketplace, jornada digital e gestão.

Desde terça-feira (25), estamos acompanhando todos os detalhes do maior evento de e-commerce da América Latina para compartilhar os principais insights com você. A seguir, confira os destaques de hoje.

Tendências sobre os marketplaces digitais e o retail media na América Latina e Brasil, com Matteo Ceurvels, analista sênior da LATAM e Espanha eMarketer.

Na palestra “Tendências sobre os marketplaces digitais e o retail media na América Latina e Brasil”, conduzida pelo analista sênior da LATAM e Espanha eMarketer, Matteo Ceurvels, foi apresentado como o mercado de marketplace no Brasil está aquecido e é um dos mais fortes da América Latina. 

O Brasil tem o maior número de marketplaces da América Latina. Atualmente, contabilizamos 359 marketplaces. Já o México e a Argentina são os outros grandes mercados com 235 e 201 marketplaces, respectivamente”, comentou. 

Segundo Ceurvels, os marketplaces desempenham um papel crucial ao facilitar o ingresso de empresas de todos os portes no comércio digital. Com crescimento expressivo no último ano, essas plataformas tornaram-se parte fundamental do ecossistema de e-commerce. No ranking de 10 países com maior crescimento nas vendas de varejo, o Brasil ocupa o 11º lugar, com um crescimento de 10,1%. Estima-se que os gastos online ultrapassem a marca de US$ 200 bilhões até 2026”, disse o executivo.

Além disso, a plenária destacou a evolução dos marketplaces, que agora vão além de canais de vendas e se consolidam como meios publicitários eficazes. Assim, em meio à crescente competição pelos gastos online dos consumidores, os marketplaces oferecem oportunidades para marcas e vendedores alcançarem seu público-alvo próximo ao ponto de venda. 

Nesse contexto, o retail media surge como uma oportunidade de marketing e publicidade, com marketplaces disponibilizando soluções inovadoras para anúncios e ajudando os sellers a alcançarem uma audiência ampla e relevante. “Os sellers e retailers devem considerar uma estratégia de marketplace de duas vertentes para maximizar resultados, avançar no funil para focar na descoberta e aproveitar o potencial da inteligência artificial gerativa”, pontuou.

Com insights valiosos sobre as tendências e oportunidades nos marketplaces digitais e o retail media, a palestra ofereceu uma visão estratégica para potencializar negócios e alcançar sucesso no dinâmico cenário de marketplace.

Como superar os desafios da digitalização na operação B2B alcançando receitas expressivas e redução de custos, com o Head Digital e E-commerce no Grupo Vila Nova, Fernando Costa.

No palco do auditório Soluções, o Head Digital e E-commerce no Grupo Vila Nova, Fernando Costa, ministrou a palestra “Como superar os desafios da digitalização na operação B2B alcançando receitas expressivas e redução de custos”. 

Na ocasião, o executivo revelou como a empresa adequou sua operação B2B à era digital e obteve sucesso graças à adoção da solução Full Digital Commerce da FCamara. “Queríamos enxergar caminhos a serem pecorridos com o apoio de aceleradores eficientes e confiáveis, criando autonomia e segurança na operação. Sendo assim, decidimos dar o próximo passo rumo ao objetivo de termos um ecossistema próprio, escalável e customizável. Foi aí que buscamos um parceiro estratégico e descobrimos a solução Full Digital Commerce da FCamara”, explicou.

Com a integração das plataformas OmniK e Adobe Commerce, a companhia conseguiu tornar a operação mais otimizada, especialmente nos processos de back-office e retaguarda. Como resultado, a adoção do Full Digital Commerce trouxe excelentes resultados para o Grupo Vila Nova. “Nós tivemos uma redução de 600% no tempo de cadastro de clientes, alcançamos um aumento significativo de 20% no faturamento proveniente das vendas digitais e registramos um acréscimo de 20% na satisfação do cliente. Além disso, conseguimos obter uma redução de 10% nos custos de marketing e vendas, assim como uma diminuição de 8% nos custos para atender clientes, aproveitando os ganhos de escala”, explicou o executivo. 

E não para por aí. Essa reestruturação estratégica resultou em uma economia anual de 30% em comparação com o modelo anterior, fortalecendo as finanças da empresa.

Em suma, o case de sucesso compartilhado por Costa demonstrou como a solução Full Digital Commerce da FCamara pode ser uma poderosa aliada para outras empresas alcançarem seus objetivos de digitalização e eficiência na operação B2B.

imagem com o fundo laranja e o texto Full Digital Ecommerce Quero Conhecer

A revolução D2C: como influenciadores estão transformando a criação de produtos, com Sergio Marone, CEO da Tukano, e Simone Sancho, fundadora e CEO da Belong Be.

Em “A revolução D2C: como influenciadores estão transformando a criação de produtos”, Sergio Marone, CEO da Tukano, e Simone Sancho, fundadora e CEO da Belong Be, abordaram as tendências em ascensão dos influenciadores digitais que estão dando vida a suas próprias marcas e criando um caminho direto ao consumidor (D2C).

Conhecido por suas atuações em novelas e séries, Sergio Marone compartilhou como criou a Tukano, uma empresa de dermocosméticos naturais e veganos. De acordo com o CEO, a marca nasceu do seu propósito com as causas ambientais. “O nosso DNA é sustentabilidade. Criei a empresa para solucionar também um problema pessoal, buscando produtos mais sustentáveis e que não prejudicasse o meio ambiente”, falou. 

Para ele, um dos maiores desafios de empreender é oferecer preços competitivos no mercado com embalagens diferenciadas. “Manter talentos na empresa e lidar com a gestão de pessoas também são pontos complexos e desafiadores”, complementou. 

Em resumo, as histórias de sucesso compartilhadas por Sergio Marone e Simone Sancho mostram como o D2C está moldando o cenário do empreendedorismo e impulsionando a inovação no mercado de produtos e cosméticos.

Que tal acompanhar a cobertura do Fórum E-commerce 2023 em tempo real?

Nós, da FCamara, estamos fazendo a cobertura do Fórum E-commerce 2023 nas nossas redes sociais para te contar as principais tendências e assuntos abordados por dia. Para acompanhar, é só clicar no banner abaixo.

Leia também:

FCamara apresentou a jornada Full Digital Commerce no primeiro dia do Fórum E-commerce Brasil 2023

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar