Sobre o que estamos falando? Melhores plataformas de e-commerce existentes no mercado para grandes empresas;…
5 grandes empresas que usam a metodologia MVP e alcançaram o sucesso
O MVP é um processo relacionado ao conceito de Lean Startup. Resumidamente, toda metodologia do Lean Startup busca atingir os objetivos pontualmente, visando alcançar qualidade, de forma rápida e barata. Mas mesmo a metodologia MVP sendo frequentemente associada ao conceito de Lean Startup, várias empresas já consolidadas utilizam este método para testar e validar suas ideias.
O conhecimento adquirido por meio da metodologia MVP é valioso para sua empresa, já que é normal uma ideia não estar totalmente perfeita em sua primeira versão. O MVP ajuda a chegar ao melhor resultado, sem desperdício de tempo ou de recursos da sua empresa.
No post de hoje, entenda melhor o que é a metodologia MVP e conheça 5 exemplos de empresas que a utilizaram.
O que é o MVP?
MVP é a sigla para Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, em português. A metodologia MVP nada mais é que o desenvolvimento do protótipo ou versão teste de um produto ou serviço. Portanto, o MVP é utilizado para testar em um ambiente prático a performance de uma ideia.
A metodologia MVP busca utilizar apenas os elementos essenciais para começar a validar um projeto. De modo que ele seja executado em menor tempo, com alto desempenho e com custo reduzido.
1 – Apple
A Apple é uma usuária habitual da metodologia MVP. Há alguns meses, foi possível acompanhar a internet borbulhar de notícias sobre o possível protótipo do iPhone 7. Além das imagens mostradas, que foram supostamente vazadas por um usuário de testes, vários acessórios e dispositivos vem aparecendo em alguns sites chineses.
Os fãs da Apple esperam sempre ansiosos notícias sobre os MVPs da empresa, e esta não é primeira vez que a Apple utiliza o MVP para ajustar seus produtos. O iPhone original foi lançado inicialmente internamente e não tinha uma série de recursos básicos, como procurar por nome na sua lista de contatos ou copiar e colar.
2 – Groupon
Antes do sucesso do site de ofertas, o Groupon era um blog e todos os cupons eram enviados por e-mail, através de um PDF.
A primeira versão foi primordial para a empresa testar o modelo de negócio, sem grandes investimentos, e ir alavancando de acordo com o desempenho que apresentava.
3 – Dropbox
O Dropbox, como vemos hoje, passou por várias modificações desde que foi idealizado. A função do MVP do Dropbox, entretanto, era validar se existia interesse das pessoas na ferramenta e se seu método de funcionamento seria aceito pelos usuários.
Para isso, o próprio fundador fez um vídeo apresentando o Dropbox para uma comunidade de influenciadores.
4 – Uber
O Uber revolucionou o modo de se locomover, mas antes foi preciso testar o modelo do negócio e sua plataforma. O app começou a ser testado apenas em algumas cidades metropolitanas e com carros de luxo para aprimorar sua metodologia.
Este ano, o Uber no Brasil começou a trabalhar com MVP do UberCOPTER, em São Paulo, que busca prestar o serviço de transporte também com helicópteros. No momento, o serviço possui algumas limitações e permanece em fase de testes.
5 – Snapchat
O aplicativo tem o foco de enviar imagens com prazo de validade (24 horas). Após o teste, os donos perceberam o sucesso do MVP e seguiram com o projeto — somente após a validação do produto e seu lançamento inicial como MVP que eles começaram a buscar novas funcionalidades.
Os usuários mais antigos do Snapchat, por sinal, puderam acompanhar uma parte desta evolução do aplicativo e de acordo com seu desempenho.
Como é possível perceber, a finalidade da metodologia MVP é aplicar uma ideia de forma enxuta, para encontrar os problemas e perceber se terá demanda para o produto ou serviço, antes de desenvolvê-la em grande escala, sem desperdiçar, assim, tempo e investimento.
Não se esqueça de que o conhecimento adquirido por meio do processo de MVP será valioso para sua empresa, então, aproveite-o.
Temos várias outras dicas para ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu negócio, siga-nos em nossas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn) e fique por dentro das novidades!
Comments (0)