Skip to content
imagem com uma lâmpada e uns objetos que juntos formam a palavra ideia

Intraempreendedorismo e as vantagens de adotar essa prática nas empresas

O intraempreendedorismo está conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Em um cenário que demanda inovação constante e avanços tecnológicos, as empresas estão reconhecendo a importância de criar ambientes propícios à colaboração, elemento fundamental para o crescimento de qualquer negócio. 

Em geral, a capacidade de inovar já é um diferencial competitivo para o sucesso das organizações. É nesse contexto que surge, então, o conceito de intraempreendedorismo, uma prática que visa cultivar a cultura da inovação de dentro para fora das empresas. 

Neste artigo, abordaremos como o intraempreendedorismo se destaca como uma ferramenta estratégica para gerar oportunidades, por meio de práticas que incentivam a participação dos colaboradores e impulsionam o desenvolvimento de ideias inovadoras e o aperfeiçoamento de processos internos. 

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo se caracteriza como a postura assumida pelos colaboradores ao agirem como empreendedores dentro da estrutura corporativa estabelecida. Essa iniciativa coloca o indivíduo no centro da estratégia e concede suporte para o desenvolvimento de ideias inovadoras em produtos, serviços ou processos.

Dessa forma, o intraempreendedorismo ajuda a trazer valor à organização e fomentar novos negócios. Assim, aprimora a criação de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas. 

A expressão foi cunhada pelo empreendedor, autor e inventor norte-americano Gifford Pinchot III. Em 1978, ele e sua esposa, Elizabeth Pinchot, introduziram pela primeira vez o termo em um artigo. Posteriormente, em 1985, Gifford Pinchot III lançou o livro “Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur” para aprofundar o conceito.

Para que o intraempreendedorismo alcance sucesso, é essencial criar uma cultura organizacional que valorize a iniciativa, a criatividade e a tomada de riscos calculados. Nesse sentido, as lideranças podem ajudar a inspirar e apoiar os colaboradores a explorarem novas oportunidades, estimulando a expressão de suas ideias e perspectivas.

Além disso, a colaboração é fundamental no intraempreendedorismo, pois promove a troca de conhecimentos e experiências entre os membros da equipe. A autonomia, por sua vez, concede aos colaboradores a liberdade necessária para explorar soluções criativas, experimentar e descobrir novas abordagens para desafios existentes.

Ao integrar o intraempreendedorismo à estratégia organizacional, as empresas conseguem alinhar os esforços individuais dos colaboradores aos objetivos globais da organização. Isso resulta em um ciclo virtuoso de inovação, onde a busca por melhorias se torna parte intrínseca da cultura corporativa.

Quais são as características dos intraempreendedores?

Profissionais intraempreendedores possuem uma sólida capacidade de analisar cenários, gerar ideias, demonstrar predisposição para a inovação e buscar novas oportunidades para a organização.

Com um profundo entendimento dos processos internos da empresa e um conhecimento apurado das necessidades do mercado, esses profissionais conseguem identificar lacunas antes mesmo de elas surgirem. Foram colaboradores com esse perfil que criaram, por exemplo, iniciativas de intraempreendedorismo bastante conhecidas, como o botão “Curtir” do Facebook. 

A criação desse botão teve origem durante um hackathon no Facebook. Inicialmente concebido como um protótipo denominado “Awesome Button“, a ideia foi gerada por colaboradores da empresa por meio de um programa interno de ideias. É interessante observar que o recurso de “Curtir” transcendeu as fronteiras do Facebook e virou um botão presente em diversas plataformas de redes sociais.

imagem com um boneco laranja e ao lado a frase: quais são as características dos intraempreendedores?

A seguir, vamos entender melhor as principais características dos intraempreendedores.

Foco na inovação 

Sempre que um funcionário age de forma inovadora, promovendo mudanças e aperfeiçoamentos, está praticando o intraempreendedorismo. Esse comportamento ajuda as empresas a adquirirem vantagem competitiva no mercado. 

No entanto, nem todos os colaboradores possuem esse perfil. Por esse motivo, o intraempreendedor é um recurso humano muito importante. Ele é, antes de tudo, um protagonista: além de ser empreendedor, tem capacidade de tomar atitudes, assumir lideranças e responsabilidades. 

Em outras palavras, um intraempreendedor não é apenas mais um funcionário. Ele busca o diferente, inova e constrói sua própria história. Quando tenta algo que não funciona, tira um aprendizado da situação. Portanto, é essencial que a empresa veja os erros como parte do processo, não como fracasso. 

Esse profissional, altamente valorizado, é cada vez mais procurado para ocupar posições importantes em empresas ao redor do mundo. A busca incessante pela inovação e diferenciação são os elementos necessários para que ele agregue valor às equipes em que trabalha. 

Capacidade de propor novas ideias 

Depois de um certo tempo de atividade, uma empresa pode perder seu potencial empreendedor. Uma vez que os intraempreendedores recriam e reinventam processos e técnicas, eles passam a ser indispensáveis para as organizações, pois reelaboram a cultura empreendedora interna. 

Sendo assim, é comum que as empresas procurem colaboradores intraempreendedores dedicados, com capacidade de propor novas ideias e trabalhar como sócios do negócio. 

Por outro lado, é necessário que os gestores reconheçam que esses profissionais possivelmente superarão suas habilidades. Como resultado, isso é capaz de elevar a competitividade da empresa a médio e longo prazo. 

Os intraempreendedores, portanto, representam um ativo de luxo para a empresa. Em vez de vê-los como concorrentes, é importante enxergá-los como parceiros estratégicos, alinhados ao propósito comum de impulsionar a inovação e o sucesso organizacional.

Desenvolvimento de acordo com a cultura organizacional 

O estímulo ao desenvolvimento interno dos colaboradores, aliado aos benefícios gerados por ele, e orientação para resultados devem ser estimulados.

Recomenda-se, portanto, que as empresas criem naturalmente um ambiente propício para a colaboração. Embora isso não seja uma tarefa fácil, é a cultura organizacional da empresa que vai motivar e ajudar os colaboradores a desenvolver seu intraempreendedorismo. 

Isso significa abrir mão da rigidez e do conservadorismo nos processos de tomada de decisão, cultivando uma cultura de confiança e experimentação. Para fortalecer esse estímulo, iniciativas como programas de coaching ou mentoria podem ser implementadas e direcionadas a acompanhar e potencializar os colaboradores de destaque. 

O investimento nessas iniciativas fortalece a capacidade intraempreendedora da equipe e contribui para o desenvolvimento de líderes.

Senso criativo e ousado 

Um intraempreendedor também é incansável em sua busca pelo novo, destemido diante dos riscos, dotado de ousadia e criatividade. Sua missão é alcançar a melhoria contínua, e sua inquietação é uma característica inata que o impulsiona a descobrir oportunidades ocultas. 

Apesar de seu espírito empreendedor, esse profissional não tem interesse em abrir um negócio. Ele prefere colaborar com a empresa em que está, demonstrando comprometimento com o trabalho e estabelecendo uma forte conexão com a companhia.

Em outras palavras, ele compreende a cultura organizacional e trabalha para que seu sucesso se traduza no sucesso de sua equipe. Movido por uma inquietude e insatisfação constantes, o intraempreendedor foca em se capacitar para superar os desafios. 

Além de manifestar paixão pelo que faz, ele o realiza com uma qualidade excepcional, contribuindo para o desenvolvimento da mentalidade de dono e buscando os resultados desejados. Nesse contexto, sua atuação transcende as simples tarefas diárias, transformando-se em um agente na construção de uma cultura empresarial proativa.

3 benefícios do intraempreendedorismo para as empresas

O intraempreendedorismo ajuda a transformar o mundo dos negócios, impulsionando as empresas a atingirem novos patamares de sucesso. Ao promover uma cultura de inovação e empoderar os colaboradores, as organizações conseguem obter benefícios valiosos, como:

Incentivo à inovação

Em primeiro lugar, o intraempreendedorismo estimula a inovação, proporcionando aos funcionários a oportunidade de assumir riscos sem comprometer seus empregos e carreiras. Logo, organizações que fomentam o intraempreendedorismo estão mais propensas a manter sua competitividade.

Através da iniciativa, a empresa pode promover a inovação sem a necessidade de contratar uma equipe nova. Afinal, os colaboradores, imersos no dia a dia da empresa, possuem uma visão aguçada para identificar oportunidades de negócios que podem passar despercebidas por equipes externas. 

Além disso, os líderes assumem um papel importante no fomento à cultura intraempreendedora. Através da mentoria, do compartilhamento de conhecimento e da abertura para a experimentação, eles criam um ambiente favorável para a inovação.

Melhorias de processos 

Ao encorajar os colaboradores a buscarem soluções inovadoras e identificarem oportunidades de aprimoramento, as empresas podem experienciar uma melhoria nos processos operacionais. 

A cultura intraempreendedora estimula a identificação de ineficiências e a implementação de ajustes ágeis, assegurando que a organização esteja sempre adaptada às demandas do mercado.

Por exemplo, através de um programa de ideias, é possível gerar retorno de receita rapidamente com implantação de projetos que minimizem custos. Desse modo, dar voz àqueles que estão na ponta do processo possibilita eficácia e agilidade em resultados que podem contribuir para rápidos retornos.

Aumento de engajamento e proatividade 

Além disso, o intraempreendedorismo pode empoderar e motivar equipes. 

Ao trabalhar em um ambiente que valoriza ideias disruptivas, os colaboradores se sentem mais conectados com o propósito da empresa e mais engajados com suas tarefas independentemente de hierarquia ou cargo.

Essa sensação de pertencimento e valorização contribui para o aumento da proatividade, fazendo com que os membros da equipe busquem ativamente soluções inovadoras para os desafios da empresa.

Consequentemente, ao adotar uma abordagem intraempreendedora, as empresas promovem um ambiente mais estimulante e podem ser vistas como um bom lugar para se trabalhar. Isso não apenas atrai novos talentos, mas também fideliza os existentes.

Em um contexto marcado pela dificuldade em recrutar e reter profissionais qualificados, o intraempreendedorismo surge como um aliado estratégico. Através da valorização e do empoderamento dos colaboradores, as empresas podem gerar um forte senso de pertencimento e reconhecimento.

Qual o impacto do intraempreendedorismo na Geração Z?

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, está ingressando no mercado de trabalho com uma mentalidade única. Esses jovens profissionais trazem consigo uma disposição para desafios, a capacidade de adaptação a mudanças rápidas e uma habilidade inata para pensar fora da caixa. 

Até 2030, estima-se que 100% dessa geração esteja no mercado de trabalho, impactando o panorama empresarial. Com essa entrada da Geração Z no ambiente corporativo, é ainda mais necessário estimular o intraempreendedorismo nas empresas. Isso porque, essa geração, busca ativamente ambientes que valorizem a inovação, a autonomia e o impacto individual. 

Ao adotar práticas intraempreendedoras, as empresas podem aproveitar a agilidade e a prontidão inerentes à Geração Z, capacitando-se para enfrentar de maneira eficaz as rápidas mudanças no ambiente de negócios. Essa abordagem fortalece a resiliência organizacional e também abre portas para a criação e implementação de estratégias que acompanham o dinamismo do mercado.

Além disso, a influência da Geração Z não se limita apenas ao presente, mas promete moldar o futuro do mundo corporativo de várias maneiras. Com uma geração voltada para a tecnologia e o digital, espera-se uma revolução na forma como as empresas operam, desde a adoção de novas ferramentas até a transformação das práticas tradicionais de gestão.

Incentive o intraempreendedorismo e a inovação na sua empresa

Em resumo, o intraempreendedorismo é uma poderosa ferramenta de inovação para as empresas, sendo os intraempreendedores essenciais para efetivar essa prática. Contudo, é necessário um esforço para fomentar o perfil e os comportamentos intraempreendedores, criando um ambiente que valorize características como a criatividade, a proatividade e a capacidade de lidar com o risco.

Através de ações planejadas, como programas de treinamento, workshops e incentivos à experimentação, as organizações podem estimular o desenvolvimento de uma cultura intraempreendedora. Ao incentivar a colaboração, a autonomia e a busca por soluções inovadoras, as organizações abrem portas para um futuro promissor, repleto de oportunidades e crescimento. 

Além da implementação de um Programa de Gestão de Ideias, as empresas podem adotar ferramentas que proporcionem aos colaboradores uma plataforma para expressar suas ideias, estabelecendo definições claras e métricas de resultados. Dessa forma, é possível assegurar que as ideias se transformem em projetos impactantes e que os resultados sejam mensurados de maneira eficaz. 

FCamara apoia as empresas a inovarem por meio da plataforma Imagine

Na multinacional brasileira FCamara, a inovação e a tecnologia estão no core business. Independentemente do segmento da empresa, a FCamara ajuda a construir uma estratégia de inovação personalizada, tendo como principal pilar o intraempreendedorismo. 

Para facilitar essa prática em organizações parceiras, a FCamara desenvolveu a plataforma Imagine, que abrange desde a captação de ideias até a gestão de projetos, dando voz aos colaboradores e cultivando uma sólida cultura de inovação. 

Um exemplo bem-sucedido é o caso do Grupo Elfa. Após um ano de implementação do programa de ideias através do Imagine, o Grupo Elfa foi premiado como a empresa mais inovadora do seu segmento. 

E você, quer conhecer mais a FCamara e descobrir como acelerar a estratégia de inovação no seu negócio? Clique aqui e fale com um especialista.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar